Disciplina Curricular

Métodos de Investigação Avançada em Motricidade Humana MdIAeMH

Doutoramento Bolonha em Motricidade Humana - 2_Plano de Estudos_2022_2023

Contextos

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Treino Desportivo

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Sociologia e Gestão do Desporto

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Reabilitação

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Psicologia do Exercício e do Desporto

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Fisiologia do Exercício

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Ergonomia

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Dança

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Comportamento Motor

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Biomecânica

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Atividade Física e Saúde

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Saber desenhar um protocolo de investigação; 2. Conhecer as abordagens metodológicas qualitativa e quantitativa; 3. Compreender os fundamentos e processos associados à investigação no contexto dos princípios epidemiológicos clássicos, dos seus conceitos e desenhos de estudo; 4. Selecionar instrumentos/métodos de recolha de dados, ajustados à natureza do problema de investigação; 5. Saber calcular a dimensão amostral e identificar métodos de seleção e de recrutamento de amostra; 6. Saber estabelecer um plano de operacionalização de variáveis; 7. Selecionar a análise estatística adequada aos objetivos e às variáveis em estudo; 8. Conhecer os princípios éticos associados à investigação; 9. Estabelecer um plano de gestão de projeto.

Programa

1. Princípios e estrutura de um protocolo de investigação. 2. Modelos de revisão da literatura, ajustados à evidência científica do problema de investigação. 3. Definição dos mesh terms e da estrutura lógica para a escrita da respetiva revisão. 4. Definição da metodologia de revisão da literatura, em função da natureza do desenho de estudo. 5. Análise qualitativa da revisão selecionada (ex: PRISMA, Cochrane). 6. Desenhos de estudo (observacionais, experimentais e de prognóstico). 7. Confundimento, acaso e viés. 8. Medidas de associação entre a exposição e outcomes. 9. Metodologias de análise estatística. 10. Gestão de riscos de validade dos estudos e interpretação dos resultados 11. Ética na investigação. 12. Conceção, redação e gestão de um projeto científico.

Métodos de ensino e avaliação

O programa desenvolve-se em 12 conteúdos programáticos e está dividido em curso teórico, teórico-prático e prático. O curso teórico é de carácter predominantemente expositivo, prevendo-se que 25% deste conteúdo seja fornecido em formato digital. O curso teórico-prático é sustentado na resolução de problemas de investigação; o curso prático desenvolve-se a partir do desenho de um protocolo de investigação, ao longo do semestre. Nestes são privilegiados os problemas de investigação que os estudantes definem nas primeiras 2 semanas, onde o estudante tem a possibilidade de adquirir competências instrumentais no âmbito do desenho do protocolo. As aulas do curso prático, envolvem um regime de mentoria (grupo). A avaliação é centrada em duas componentes: o protocolo a apresentar em formato escrito (máx 15 pág) e a defesa oral obrigatória. A classificação final decorre da seguinte forma: 50% avaliaçãoescrita e 50% avaliação oral.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre