Disciplina Curricular

Psicologia do Desporto do Exercício e da Performance PdDdEed

Doutoramento Bolonha em Motricidade Humana - 2_Plano de Estudos_2022_2023

Contextos

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Treino Desportivo > Opções TD > Opção 1º semestre

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Sociologia e Gestão do Desporto > Opções > Opção 1º semestre

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Reabilitação > Opções > Opção 1º semestre

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Psicologia do Exercício e do Desporto

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Fisiologia do Exercício > Opção FE

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Ergonomia

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Dança > Opções > Opção 1º semestre

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Comportamento Motor > Opção CM

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Biomecânica > Opção BM

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Atividade Física e Saúde > Opção AFS

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Adquirir conhecimentos avançados acerca dos determinantes do comportamento organizacional e sobre os modelos de intervenção em coaching. 2. Desenvolver competências de conceção, aplicação e avaliação de programas de intervenção em coaching e aconselhamento de carreira. 3. Conhecer os quadros conceptuais atuais relativos à performance e à perícia, como desenvolvimento da performance. 4. Conhecer a psicologia ecológica, como alternativa ao mentalismo e ao comportamentalismo. 5. Dotar o estudante de capacidade de análise, discussão e decisão face a problemas relacionados com a autorregulação, motivação e mudança de comportamento no âmbito do exercício físico, desporto e atividade físicapromotora de saúde e bem-estar. 6. Identificar e promover estratégias de promoção da saúde mental associadas ao desporto e às atividades físicas em geral. 7. Capacidade de comunicação oral, por escrito e em equipa compatíveis com a apresentação de trabalhos científicos em diversos fóruns da ciência.

Programa

Tema 1 – Psicologia da Performance e Coaching Desportivo 1. Determinantes psicológicos do comportamento das pessoas nas organizações. 2. Fundamentos do coaching psicológico. Tema 2 – Psicologia Ecológica e Performance 1. Teorias da performance (motora, percetiva, cognitiva). 2. Dinâmica ecológica da performance. Tema 3 – Psicologia do Exercício e Mudança Comportamental 1. Teorias e modelos motivacionais, de autorregulação e modificação comportamental com aplicação ao exercíciofísico e à atividade física. 2. Técnicas de aconselhamento e de intervenção. Técnicas de motivação e modificação comportamental. Tecnologiasdigitais. 3. Teorias do exercício baseado na natureza (green exercise). 4. Efeitos psicológicos e fisiológicos de realizar exercício na natureza. Tema 4 – Desporto, Atividade Física e Saúde Mental 1. Determinantes da prática do desporto, exercício e performance na saúde mental. 2. Desporto e promoção da saúde mental. 3. Programas de promoção do desporto e da saúde mental.

Métodos de ensino e avaliação

O ensino organiza-se em torno de sessões presenciais de carácter teórico-prático. Estas sessões visam a articulação entre aspetos conceptuais e as problemáticas de investigação. As sessões envolverão abordagens expositivas seguidas de questionamento sistemático dos alunos, colocação de problemas e apelo a um envolvimento cognitivo elevado. O curso prático desenvolve-se a partir do desenho de um projeto de apresentação de um tema avançado, definido pelos estudantes, num ambiente de colocação de problemas, baseado numa abordagem construtivista. A avaliação será composta por: 1- um trabalho de grupo selecionado dentro de uma das áreas temáticas, apresentado em aula e por escrito (máx.25pág.). A classificação final decorre da seguinte forma: 70% avaliação para o documento escrito e 30% da avaliação para a defesa. A avaliação segue, ainda, o Regulamento Geral do Doutoramento e de Avaliação dos Alunos da Universidade de Lisboa nos aspetos mais gerais referentes a Exames.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre