Disciplina Curricular

Aprendizagem Percetivo-Motora AP

Doutoramento Bolonha em Motricidade Humana - 2_Plano de Estudos_2022_2023

Contextos

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Treino Desportivo

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Reabilitação > Opções > Opção 1º semestre

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Psicologia do Exercício e do Desporto > Opções > Opção 1º semestre

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Fisiologia do Exercício > Opção FE

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Ergonomia > Opções > Opção 1º semestre

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Dança > Opções > Opção 1º semestre

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Comportamento Motor

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Biomecânica > Opção BM

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Atividade Física e Saúde > Opção AFS

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

C1. Avaliar o estado-da-arte da literatura sobre performance, habilidade, aprendizagem, desenvolvimento e perícia. C2. Articular as estalas temporais da performance, aprendizagem e desenvolvimento. C3. Conceber programas de aprendizagem para desenvolver a perícia. A1. Debater uma perspetiva holística e interdisciplinar sobre aprendizagem percetivo-motora. A2. Testar instrumentos de avaliação da performance. A3. Conceber e planificar intervenções baseadas na evidência, usando ferramentas adequadas para avaliar e modificaro comportamento. Comp1. Operacionalizar tarefas representativas do contexto de aprendizagem. Comp2. Ilustrar o processo de supervisão a crianças a movimentarem-se em contextos com risco. Comp3. Demonstrar como melhorar o comportamento de grupo.

Programa

1. PERFORMANCE 1.1 Aprendizes como sistemas adaptativos complexos Constrangimentos e graus de Liberdade no movimento 1.2 Constrangimentos informacionais na coordenação Informação, affordances e a regulação do movimento 2. SKILL (habilidade) 2.1 Intencionalidade, cognição e comportamento decisional Consciência, conhecimento e o cérebro 2.2 Comportamentos criativos Criatividade, performance e aprendizagem 3. APRENDIZAGEM 3.1 A dinâmica da aprendizagem percetivo-motora O que é a aprendizagem e como descrevê-la 3.2 Aprendizagem e coordenação interpessoal Aprendizagem de sinergias interpessoais 4. DESENVOLVIMENTO 4.1 Desenvolvimento percetivo-motor Ecologia do desenvolvimento percetivo-motor 4.2 Risco e segurança no comportamento da criança Desenvolvimento de comportamentos exploratórios 5. PERÍCIA 5.1 Perícia e desenvolvimento de talento Perspetivas teóricas sobre perícia e talento 5.2 Modificação comportamental pela abordagem baseada nos constrangimentos Treino e design representativo

Métodos de ensino e avaliação

Avaliação contínua (implica a presença em 2/3 das aulas lecionadas). A avaliação contínua terá duas componentes, realizadas individualmente pelos alunos (indicações da contribuiçãoindividual de cada aluno). O objetivo é descrever e fundamentar um tema sobre aprendizagem percetivo-motora (máx.8 páginas), discutir investigação publicada e reportar trabalho de campo. A classificação final é obtida apósapresentação oral e discussão com os estudantes. A nota mínima é de 10 valores. A componente escrita do trabalhodeve ser redigida seguindo as normas APA (7th ed.). Exame Final: Entrega de um documento escrito descrevendo e fundamentando um tema sobre perícia no desporto(teoria, investigação e prática) na data definida pelo conselho pedagógico e nos moldes descritos no programa.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre