Disciplina Curricular
Métodos e Técnicas de Investigação em Biomecânica MeTdIeB
Doutoramento Bolonha em Motricidade Humana - 2_Plano de Estudos_2022_2023
Contextos
Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Biomecânica
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Conhecer os diferentes métodos e técnicas de investigação utilizados em Biomecânica. 2. Saber selecionar o método de recolha de dados adequado ao problema de investigação. 3. Saber desenhar e implementar um protocolo para avaliação de movimento a 3D. 4. Saber desenhar e implementar um protocolo para a avaliação do perfil de força. 5. Saber processar, apresentar e interpretar os dados experimentais recolhidos. 6. Saber integrar os dados cinemáticos, cinéticos e EMG num modelo músculo-esquelético básico.
Programa
I. Análise do Movimento Humano a) Instrumentos para fazer análise cinemática a 3D (sensores inerciais, vídeo e sistemas optoeletrónicos):procedimentos, vantagens e limitações. b) Instrumentos para fazer análise cinética (plataformas de força e plataformas de pressão): procedimentos, vantagense limitações. II. Avaliação dos perfis de força a) Métodos de avaliação da força e do momento de força (isocinética): procedimentos, vantagens e limitações. b) Métodos de avaliação da ativação muscular (Eletromiografia): procedimentos, vantagens e limitações. c) Métodos de avaliação morfológica (Ultrassonografia; Ressonância Magnética): procedimentos, vantagens elimitações. III. Processamento de dados e modelação a) Modelação em corpos rígidos 3D e modelação músculo-esquelética básica. b) Sinal e Ruído. c) Filtros e análise de residuais. d) Normalização no tempo e na amplitude. e) Cálculo de variáveis e elaboração de linhas de comando. f) Apresentação e organização de dados.
Métodos de ensino e avaliação
Para atingir os objetivos propostos, a metodologia de ensino escolhida inclui uma componente teórica, de natureza expositiva, que procura dar a conhecer os diferentes métodos e técnicas de investigação em Biomecânica (princípios,vantagens e limitações), e uma componente prática laboratorial, em formato “hands on” onde os estudantes terão de conceber e implementar dois protocolos de recolha de dados, um de análise de movimento humano a 3D e outro de avaliação de perfis de força. As aulas TP serão devotadas ao desenho das situações experimentais e após as aulas de laboratório ao processamento de dados obtidos. A avaliação será composta por submissão de 2 relatórios, relativos aos temas anteriores, em que o estudante, não só descreve o protocolo experimental implementado, como apresenta e discute os dados obtidos. A nota final será a média das classificações dos dois relatórios, com classificação mínima de 9,5 valores em cada relatório.