Disciplina Curricular

Métodos de Investigação Avançada – Análise Qualitativa MdIAMQ

Doutoramento Bolonha em Motricidade Humana - 2_Plano de Estudos_2022_2023

Contextos

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Treino Desportivo > Opções TD > Opção 2º semestre

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Sociologia e Gestão do Desporto > Opções > Opção 2º semeste

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Reabilitação > Opções > Opção 2º semestre

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Psicologia do Exercício e do Desporto > Opções > Opção 2º semestre

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Ergonomia > Opções > Opção 2º semestre

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Dança > Opções > Opção 2º semestre

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Comportamento Motor

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Dominar os quadros conceptuais sobre os fundamentos epistemológicos, teóricos e empíricos da investigação qualitativa, desenvolvendo um posicionamento reflexivo e crítico sobre os fundamentos epistemológicos e metodológicos referenciados; 2. Adquirir competências metodológicas avançadas, técnicas e deontológicas, para o planeamento da investigação, com recurso às diversas metodologias de base interpretativa/qualitativa. 3. Desenvolver competências de análise temática, de conteúdo e de relato dos resultados em investigação interpretativa. 4. Adquirir competências científicas, técnicas e deontológicas para o planeamento da investigação, com recurso aos inquéritos (questionários e entrevistas).

Programa

I. Paradigmas e Modelos de Investigação Qualitativa em Geral Paradigma positivista, pós-positivista, construtivista, emancipatório. Características das metodologias construtivistas: visão geral e conceitos básicos: estudos de campo, etnografia, estudo de casos, estudos antropológicos, investigação naturalística. II. Abordagens Interpretativas Teoria fundamentada Estudos Etnográficos e a abordagem etnometodológica, a investigação-ação e a pesquisa crítica. Estudo de Casos Histórias de vida Os delineamentos mistos Comunicação dos resultados em Investigação Qualitativa. III. Inquéritos Usos de inquéritos (questionários, entrevistas, focus group) e Técnicas da Observação A investigação por questionários: conceção, adaptação cultural e propriedades psicométricas. IV. Análise temática e de conteúdo Procedimentos de análise qualitativa de conteúdo Programas de computador de Análise de Conteúdo Introdução ao MaxQDA Abordagens de análise de discurso Abordagens narrativas

Métodos de ensino e avaliação

O ensino organiza-se em torno de sessões presenciais de carácter teórico-prático. Estas sessões visam a articulação entre aspetos conceptuais e as problemáticas de investigação. As sessões envolverão abordagens expositivas seguidas de questionamento sistemático dos alunos, colocação de problemas e apelo a um envolvimento cognitivoelevado. O curso prático desenvolve-se a partir do desenho de um projeto de investigação, definido pelos estudantes num ambiente de colocação de problemas de investigação. A avaliação é centrada em duas componentes: (1) odesenvolvimento de um projeto de investigação, em função da natureza do problema de investigação a apresentar emformato escrito (máx. 25 pág.) e (2) a sua defesa oral, obrigatória. A classificação decorre da seguinte forma: 70%avaliação para o projeto e 30% avaliação para a defesa. A avaliação segue, ainda, o Regulamento Geral doDoutoramento e de Avaliação dos Alunos da Universidade de Lisboa nos aspetos mais gerais referentes a Exames.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre