Disciplina Curricular

Sociologia e Estudos Culturais SeEC

Doutoramento Bolonha em Motricidade Humana - 2_Plano de Estudos_2022_2023

Contextos

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Treino Desportivo > Opções TD > Opção 1º semestre

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Sociologia e Gestão do Desporto > Opções > Opção 1º semestre

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Ergonomia > Opções > Opção 1º semestre

Período:

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Dança

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Avaliar a diferença de significado entre as várias formas de expressão da motricidade humana, nos diferentes contextos socio-históricos, políticos e económicos da sua realização. 2. Analisar criticamente a revolução digital em que vivemos, decorrente da fusão dos mundos físico, digital e biológico, quer nas suas possibilidades libertadoras quer nas suas formas predatórias. 3. Problematizar as especificidades das práticas do corpo, e suas conexões à cultura expressiva, no âmbito dos Estudos Culturais; enquadrar esses debates no âmbito do pensamento pós-colonial, com particular enfoque no contexto da Lusofonia. 4. Sobre o corpo, questionar a crescente necessidade de medir tudo, o “eu quantificado”, bem como a aliança moderna entre ciência e tecnologia na vida humana. 5. Compreender, no contexto da globalização, o valor da estética variada da performance enquanto promotora do entendimento das culturas de participação.

Programa

1. Problemáticas do passado e tendências para o futuro: dualidade “corpo mente”, questão sempre presente. O que significa ser humano. 2. Era Digital: Big data, dataísmo, a ubiquidade dos dados? Uberização das práticas corporais. Da conetividade e quantidade de informação à teia de integração de inteligência na qual a mente humana e as máquinas podem interagir em simbiose. 3. Tradição e inovação: patrimónios e identidades, reação ao fenómeno da globalização? Jogos Olímpicos, que futuro para o maior evento desportivo e cultural? 4. Corpo e performance: ambiente digital implica erosão da agência humana? A centralidade do corpo perante a“queda" das grandes ideologias políticas e religiosas. 5. Estudos Culturais e práticas do corpo: estruturas demográficas, migrações, género, e usos sociais do patrimónioperformativo. 6. Análise contextualizada de manifestações culturais expressivas, com enfoque na dança e artes performativas, nas suas dimensões sociais e teatrais.

Métodos de ensino e avaliação

As sessões são organizadas em 5 temáticas distintas, mas complementares entre si, tal como é enunciado noprograma. Cada temática tem sessões de carácter Teórico – de sistematização de conteúdos por parte dos docentes. Estass essões são complementadas por sessões Teórico-Práticas e/ou Laboratoriais – centradas no trabalho de pesquisa realizado pelos doutorandos. Nas Teórico-Práticas ou Laboratoriais: cada doutorando(a) realiza a Apresentação de um dos temas e a Arguência de um outro tema. Para a Apresentação, e tendo como foco a sua própria tese, seleciona uma temática que considere pertinente problematizar, discutir e analisar criticamente. Para a Arguência, cada doutorando seleciona um outro tema e, nessa sessão, lidera a discussão. O trabalho final a desenvolver por cada doutorando é um texto tipo artigo de 10-15 páginas, de preferência que possa ser incluído na própria tese. Fórmula final de avaliação = Apresentação (35%) + Arguência (15%) + Trabalho Final (50%)

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre