Disciplina Curricular
Seminário de Investigação em Ergonomia SdIeE
Doutoramento Bolonha em Motricidade Humana - 2_Plano de Estudos_2022_2023
Contextos
Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Ergonomia
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Compreender os modelos conceptuais da Ergonomia. Dominar os conceitos e metodologias da fiabilidade de sistemas e erro humano e seu impacto. Compreender, aplicar e analisar os instrumentos de avaliação da fiabilidade e erro humano. Dominar conceitos e metodologias da ergonomia nos modelos do tempo de trabalho e seu impacto. Compreender, aplicar e analisar os instrumentos de avaliação dos aspetos temporais do trabalho. Dominar modelos de gestão da idade e capacidade de trabalho. Compreender, aplicar e analisar os instrumentos de avaliação da capacidade de trabalho. Compreender e interpretar abordagens diferenciadoras da gestão de riscos ocupacionais e Indústria 4.0. Compreender, aplicar e analisar métodos matriciais de avaliação de riscos ocupacionais. Compreender modelos de gestão e prevenção dos riscos biopsicossociais. Compreender, aplicar e analisar os principais métodos de avaliação dos riscos psicossociais, bem como os principais métodos de avaliação/prevenção do stress.
Programa
Modelos Conceptuais em Ergonomia de sistemas, processos e produtos. Fiabilidade de sistemas e erro humano: Abordagem organizacional do erro humano; Avaliação da fiabilidade humana;Organização do trabalho e gestão do erro. Gestão do tempo de trabalho: Conceitos, objetivos, pressupostos de intervenção e variáveis da Organização doTempo de Trabalho; Métodos de estudo do Tempo de Trabalho; Design do Tempo de Trabalho. Gestão da capacidade de trabalho e envelhecimento sustentável no trabalho: Conceitos, objetivos e variáveis nagestão da idade e capacidade de trabalho; Avaliação da capacidade de trabalho: ICT. Gestão da segurança: princípios e processos de gestão do risco; Sistemas de gestão de SST; da Segurança-I àSegurança-II. Avaliação do risco ocupacional: Elementos do risco ocupacional; Métodos matriciais. Gestão de Riscos Biopsicossociais: Avaliação e gestão de riscos psicossociais ocupacionais; COPSOQ; Prevenção e gestão do Stress.
Métodos de ensino e avaliação
Os métodos expositivo e interrogativo serão privilegiados na abordagem inicial das temáticas, segue-se a reflexão e discussão de estudos nos domínios da ergonomia e da prevenção e gestão de riscos ocupacionais. A componente teórica, se se justificar pode ser ministrada à distância, não ultrapassando os 25% das horas de contacto. As componentes teórico-práticas e de práticas laboratoriais, integram casos práticos e a aplicação de métodos e instrumentos, de modo a potenciar uma dinâmica de grupo que permita provocar a discussão e a reflexão individual ou de equipa. Os casos práticos são utilizados para a aplicação do conhecimento teórico e instrumental, constituindo-se como uma motivação para os alunos individualmente e em grupo. A avaliação integra a assiduidade (5% da notafinal) e a elaboração de um projeto individual de reflexão sobre uma temática ministrada e a aplicação de um ou maismétodos abordados, apresentado por escrito e oralmente (95% da nota final).