Disciplina Curricular

Seminário de Investigação em Fisiologia do Exercício SdIeFdE

Doutoramento Bolonha em Motricidade Humana - 2_Plano de Estudos_2022_2023

Contextos

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Fisiologia do Exercício

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Adquirir conhecimentos sobre os processos fisiológicos envolvidos no treino desportivo e no exercício e sobre modelos de intervenção e investigação nas dimensões neuromuscular, metabólica e sistémica. 2. Desenvolver competências de pesquisa aplicadas ao aconselhamento na prescrição do treino e no controlo da fadiga e da recuperação no desporto, levando em conta as características de sexo, idade/maturação e nível dedesempenho dos praticantes. 3. Aquisição de conhecimentos sobre os procedimentos a utilizar para otimizar o desempenho em condições ambientais adversas. 4. Desenvolver competências na área da conceção, planificação, aplicação e avaliação de programas de investigação e intervenção. 5. Capacidade de comunicação oral, por escrito e em equipa. 6. Capacidade de pensar criativamente e desenvolver novas ideias e conceitos. 7. Compreender os princípios éticos que devem ser respeitados na experimentação humana.

Programa

1. Métodos de investigação da função neuromuscular e das suas adaptações ao exercício: Dinamometria e avaliação da força. Eletromiografia de superfície. Electroestimulação. Estimulação Magnética Transcraniana. Variabilidade Neuromuscular. 2. Métodos de investigação da resposta cardiorrespiratória e metabólica ao exercício: Cinética do consumo de oxigénio. Avaliação do custo energético de atividades de treino e competição. Economia da marcha e avaliação da velocidade de menor dispêndio energético. Treino em hipóxia; regulação térmica, humidade. Fadiga e recuperação: regulação hormonal, resposta imunitária, stress oxidativo. Avaliação do consumo e dispêndioenergético. 3. Maturação e exercício: Maturação e desenvolvimento. Maturação. Alterações morfológicas ao longo das diferentes fases de crescimento, em particular durante a adolescência, regulação hormonal e características genéticas.

Métodos de ensino e avaliação

Sessões teóricas expositivas e prática laboratorial supervisionada. O ensino organiza-se em torno de sessões presenciais de carácter teórico-prático para enquadramento conceptual e colocação/resolução de problemas, visando a articulação entre aspetos conceptuais e as problemáticas de investigação, As componentes de práticas laboratoriais, integram casos práticos e a aplicação de métodos e instrumentos, numa perspetiva de aplicação do conhecimento teórico e instrumental, constituindo-se como uma motivação para os alunos individualmente e para o trabalho de grupo. A avaliação será composta por relatórios de base laboratorial, em grupo e por um trabalho monográficos individual selecionado dentro de uma das áreas temáticas, apresentado em aula e por escrito no formato de artigo científico. Presença e participação nas aulas será valorizada.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre