Disciplina Curricular

Seminário de Investigação em Reabilitação SdIeR

Doutoramento Bolonha em Motricidade Humana - 2_Plano de Estudos_2022_2023

Contextos

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Reabilitação

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Bloco I – Modelos concetuais na Reabilitação 1. Analisar criticamente: teorias, modelos e conceitos Reabilitação (variáveis biopsicossociais; constructos sociais epolíticas relacionadas com a deficiência e reabilitação; reabilitação numa perspetiva global; CIF). Bloco II – Avaliação, Métodos e Instrumentos em Reabilitação 2. Dominar competências em avaliação na reabilitação: objetivos, definições, medidas para subgrupos-alvo genéricose específicos ao longo da vida; modelos de medição (funcionamento, participação, bem-estar, qualidade de vida); validação de instrumentos; interpretação dos resultados, aplicabilidade na investigação. Bloco III – Intervenção na Reabilitação: práticas baseadas em evidências 3. Aprofundar a intervenção na reabilitação: modelos, técnicas, desenho e desafios nos serviços que otimizem o funcionamento em função de deficiências, lesões ou condições de saúde, agudas ou crónicas, e subgrupos-alvo específicos ao longo da vida; práticas baseadas em evidências.

Programa

Bloco I Teorias, modelos e conceitos fundamentais na Reabilitação Variáveis biopsicossociais e constructos percetivo-motores Papel específico das diferentes disciplinas da Reabilitação Classificação Internacional da Funcionalidade (CIF) – modelo biopsicossocial e aplicação prática Bloco II Bases teóricas da avaliação em Reabilitação Exame clínico Medidas de resultado (outcomes measures) subjetivas e objetivas Medidas centradas na pessoa (funcionalidade, participação...) Medidas genéricas e específicas por condição clínica e/ou deficiência Medidas de aptidão física, fisiológicas e de desempenho físico Determinantes dos procedimentos de avaliação Novas perspetivas da avaliação em reabilitação Bloco III Princípios e modelos de intervenção: contextos, grupos populacionais e âmbitos Recomendações e práticas baseadas na evidência/centrada no paciente Autogestão do paciente Gestão da dor Prevenção e gestão de riscos biopsicossociais Tecnologias de apoio

Métodos de ensino e avaliação

O ensino encontra-se organizado em aulas T, TP e PL. As aulas T com recurso a metodologias expositivas e interrogativas, destinam-se ao enquadramento conceptual para permitir, nas TP, a colocação/resolução de problemas,com a análise de artigos científicos/casos práticos, numa perspetiva de aplicação prática (profissional e de investigação) do conhecimento teórico, numa articulação entre aspetos conceptuais e problemáticas de investigação. Nas aulas PL serão postos em prática os conteúdos lecionados. As aulas serão ministradas num modelo colaborativo que envolve docentes de diferentes áreas de especialidade, potenciando a riqueza da discussão e uma dinâmica de grupo participativa de interesse direcionada para as múltiplas áreas disciplinares envolvidas no domínio da motricidade e reabilitação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre