Disciplina Curricular

Seminário de Investigação Sociologia e Gestão do Desporto SdISeGdD

Doutoramento Bolonha em Motricidade Humana - 2_Plano de Estudos_2022_2023

Contextos

Grupo: 2_Plano de Estudos_2022_2023 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Especialidade Sociologia e Gestão do Desporto

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

- Investigação qualitativa Domínio dos paradigmas da investigação qualitativa em GD, processo de pesquisa e procedimentos éticos, métodos de coleta de dados, modos de análise. Domínio da análise de conteúdo do discurso, saber distinguir e selecionar a melhor abordagem. Desenvolvimento de competências de investigação quantitativa e qualitativa Web 2.0, singularidade no desenho de investigação, novas tendências e sua aplicação na GD. - Estudo de caso Caracterizar o estudo de caso. Identificar vantagens e desvantagens. Gerar teoria a partir do estudo de caso. - Investigação quantitativa Aquisição de competências com recurso à elaboração de instrumentos de medida. Desenvolvimento de instrumentos de medição na GD (domínio de conteúdo, geração de itens, refinamento e análise, teste piloto e validação de escalas). Desenvolvimento de competências de análise de Equações Estruturais (software SPSS Statistics e AMOS Graphics).

Programa

1. Investigação na GD na era digital: tecnologia; globalização; comercialização; a modernização da governança, regulamentos e legislação, equipamentos, merchandising e inovação, mudanças demográficas; e desporto para o desenvolvimento. Características da investigação aplicada à organização de desporto: 1. questões organizacionais e de design, da faseexploratória à fase estruturada; 2. elaboração de quadros de referência conceptual e teórico que norteiam a investigação, seja qualitativa, quantitativa ou mista (triangulação, facilitação e complementaridade). Abordagens de etnografia, auto etnografia e internetnografia. 2. Caracterização do estudo de caso enquanto metodologia de investigação em GD. Tipos de estudo de caso. Construção de teoria a partir do estudo de caso. 3. Instrumentos de medição. Modelos lineares estruturais. Análise exploratória multivariada. Análise fatorial confirmatória. Análise multigrupos.

Métodos de ensino e avaliação

1 Sessões TP com MaxQda, cruzando a análise de conteúdo teórica com os problemas da análise empírica de conteúdos e materiais (fotografia, vídeo, sites). Avaliação: trabalho individual de análise qualitativa (MAQ), com discussão em grupo. Arguência suportada por análise crítica dos métodos de análise qualitativa. Avaliação: 1-apresentação dos MAQ (60%); 2-arguência de métodos de MAQ de outro projeto de tese (40%). 2 Sessões TP conceptuais e resolução de problemas. Avaliação: trabalho individual, apresentado em aula e por escrito no formato de artigo científico. 3 As sessões TP visam a exposição com recurso ao software SPSS Statistics e SPSS AMOS. Estas sessões articulam-se com a apresentação de casos práticos hands-on com incidência nas principais técnicas de análise de Equações Estruturais (Análise Fatorial Confirmatória, Análise de Modelos Causais e Análise Multigrupos). Avaliação: 1- trabalho individual com recurso aos softwares (90%); 2- presença e participação nas aulas (10%).

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre