Disciplina Curricular

Estilos de Vida e Ambientes Saudáveis (EA) EVAS

Doutoramento Bolonha em Educação - 1_Plano de Estudos

Peso

2.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Lista de Tópicos: 1 - Definição saúde, bem-estar e qualidade de vida; 2 – Fatores de Risco e Proteção referentes ao ambiente 3 – Como promover estilos de vida e ambientes saudáveis 4 - Desenvolvimento de competências socioemocionais e estratégias promotoras de saúde 5 – Investigação na área da saúde, bem-estar e qualidade de vida em contexto universitário: o Projeto HBSC/JUnP O módulo tem uma duração total de 5 horas ao longo das quais serão abordados os 5 principais tópicos (cerca de 1 hora por tópico). O módulo “Estilos de vida e Ambientes saudáveis” é um módulo essencialmente teórico. No entanto, terão lugar algumas atividades e momentos de discussão para consolidação dos conteúdos.

Programa

Este módulo visa transmitir competências de promoção do bem-estar e estilos de vida saudáveis, sobretudo entre os jovens em contexto universitário. A transição da escola secundária para a universidade ocorre quando o jovem atinge a maioridade e é considerada uma idade transacional, onde os jovens enfrentam novos desafios (pessoais, sociais e académicos) e na sua maioria, experimentam uma certa insegurança relativamente ao novo estilo de vida. De acordo com Levinson (1986) este período, que compreende a faixa etária dos 17 aos 22 anos, designa-se como fase de transição inicial para a vida adulta. É nesta fase que os jovens deixam a adolescência e fazem as primeiras escolhas para a vida adulta, e a ponte desenvolvimental entre o pré-adulto e o adulto. É um período potencialmente estressante e ansiogénico para o jovem face aos novos desafios que este tem de enfrentar e de superar para se adaptar ao novo contexto académico. Nesta fase, o jovem vai deparar-se com novos ambientes, tais como novas metodologias de ensino e avaliação, a capacidade de adquirir e modificar rotinas e hábitos de estudo, além de uma maior autonomia na gestão do tempo. Ocorrem ainda mudanças de uma maior autonomia face à família, na gestão dos recursos económicos mas, também, na resposta às solicitações internas (desejos, aspirações e desenvolvimento em geral) e externas (sociedade e mercado de trabalho) (Matos et al., 2010; Pereira et al., 2008; Reis, 2012). Nos tempos que correm, em que a transição para a vida adulta deixou de ser assinalada de forma inequívoca por rituais de iniciação, a transição para uma vida independente é cada vez mais adiada. Situando-nos na Europa dos tempos modernos e no agravamento da crise económica, a transição para uma vida independente parece que é cada vez mais adiada (Eurostat, 2009). Desta forma a transição do ensino secundário para o ensino superior tem vindo a ser uma temática com interesse crescente à escala internacional e deve ser vista predominantemente numa perspetiva normativa, o que não exclui ue os alunos devam ter um apoio na preparação e acompanhamento para as inevitáveis diferenças ao nível das relações sociais, das suas expetativas e do estresse inerente à mudança, e que sejam promovidas as suas competências para facilitar este processo de transição (Birnie-Lefcovitch, 2000; Brinkworth, McCann, Matthewes & Nordstrom, 2008). Por outro lado são escassos os estudos realizados com jovens universitários, pois a prioridade nas últimas décadas tem sido direcionada para os adolescentes, existindo uma lacuna e necessidade de maior conhecimento sobre a saúde e bem-estar destes jovens (Reis, 2012). Os resultados das investigações que existem também são preocupantes, uma vez que a grande maioria revela que a saúde se perde com a idade (Ferreira et al., 2014; Machado et al., 2014; Matos et al., 2012; Matos, Reis, Ramiro, & equipa Aventura Social, 2012; Roberts et al., 2007). O presente seminário pretende descrever as trajetórias de um conjunto de comportamentos de saúde e bem-estar ou pelo contrário comprometedores de saúde, nos jovens na transição da escola para a universidade. E os doutorandos terão maiores competências para lidar com as problemáticas dos jovens universitários, podendo auxiliar todos os agentes educativos a desenvolver as mesmas capacidades e implementar projetos que promovam o bem-estar, de forma a melhorar o ambiente universitário.

Métodos de ensino e avaliação

Realização de trabalho escrito individual.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre