Disciplina Curricular

Investigar em Educação – Investigação-Ação; Estudos de Caso e Etnográficos (S) IeEIEdCeE(

Doutoramento Bolonha em Educação - 2_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 2_Plano de Estudos > 3º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Seminário em Educação

Período:

Peso

2.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Neste módulo de formação serão abordados os conceitos, métodos e estratégias de desenvolvimento de investigação nas modalidades de pesquisa Investigação Ação, Estudos de Caso e Etnografia no campo da Educação. Resumo: Com este módulo pretende-se que os estudantes:  Identifiquem o âmbito e as caraterísticas da IA, EC e EE como modalidades de Investigação em Educação  Identifiquem e justifiquen os elementos de um projeto de pesquisa nas modalidades de investigação apresentadas  Identifiquem os procedimentos de pesquisa associados às diferentes modalidas de pesquisa apresentadas

Programa

Lista de Tópicos: Parte 1. Investigar em Educação (objetivos, caraterísticas e procedimentos) - desafios para um jovem investigador. Parte 2. Âmbito da Investigação Ação 2.1. Tipologias possíveis de IA 2.3. O design das pesquisas IA na pesquisa em Educação 2.4. Papel do investigador na IA Parte 3. Estudos de Caso (EC) e estudos etnográficos (EE) 3.1. Âmbito e caraterísticas dos EC e EE 3.2. O design dos EC e EE na pesquisa em Educação Parte 4. O processo de pesquisa nas modalidades de pesquisa IA, EC e EE (Problema, revisão da literatura, métodos e técnicas de recolha e análise de dados).

Métodos de ensino e avaliação

Elaboração de uma proposta com uma Intenção de pesquisa no campo educacional (numa das especialidades) que se enquadre numa das modalidades de pesquisa apresentadas no módulo. Data de entrega a definir com os estudantes

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre