Disciplina Curricular

Gestão de Projetos e Empreendedorismo GPE

Mestrado Bolonha em Ergonomia - 3_Plano de Estudos 2021/2022

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos 2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Dominar os conceitos chave da gestão de programas, da gestão de projeto, do empreendedorismo, da inovação edo design de produtos e de serviços, bem como da liderança funcional de equipas de elevado desempenho 2. Conhecer os diferentes modelos de gestão de programas, de projetos e de produto, bem como os referenciais queos suportam, nomeadamente as abordagens clássicas e ágeis, a gestão de ciclo de vida de produto e de serviçosuportada em técnicas ágeis, lean start-up e design thinking 3. Consolidar o conhecimento sobre as técnicas e ferramentas de gestão de negócio, de modelos de negócio e dedesign de produtos e serviços, de gestão de programas e de projetos, com aplicação prática a um projeto durante arealização da unidade curricular 4. Refletir sobre o impacto cultural, social e económico das culturas empreendedoras e sobre os mecanismos detransformação digital, urbana, da mobilidade e da internet das coisas, em curso, com impacto nos movimentos deempreendedores

Programa

1. Enquadramento Globalização, ecossistema Modelos de negócio, proposta de valor Gestão de programa e projeto; Empreendedorismo, inovação Think Tank 1–Projeto 2. Ecossistemas Megatendências; transformação digital Gestão do conhecimento e da continuidade do negócio Inovação aberta; Redes Think Tank 2–Insights 3. Design e entrega de valor Estratégias para empreendedorismo e inovação Guide to the Project Management Body of Knowledge Cenários; Gestão do risco Experiência de utilização Serviços de excelência; Parcerias; Financiamento de soluções Think Tank 3–Ideação 4. Ferramentas e experimentação Design thinking, prototipagem Liderança funcional; Trabalho colaborativo, facilitação Storytelling, comunicação, negociação Pitch Think Tank 4–iterar; prototipagem rápida 5. Gestão de projetos na prática Bootstrapping Ciclos de iteração curtos Avaliação de projetos, controlo de gestão, custeio de atividades Think Tank 5–Entrega de produto ou de serviço

Métodos de ensino e avaliação

Os conteúdos teóricos são apresentados e discutidos com recurso a apresentações de vídeo, áudio e com o suportede ferramentas colaborativas digitais, bem como estudos de caso e de artigos cientificos. Na componente práticapretende-se que os alunos executem um projeto pondo em prática os conhecimentos que vão adquirindo ao longo dodesenvolvimento do conteúdo programático, incluindo a participação de utilizadores finais das soluções. Existem doismodelos alternativos de avaliação. A avaliação contínua prevê a realização de um trabalho prático de projeto, que deveser apresentado na aula, e a realização de um teste escrito. A classificação final é a média ponderada destescomponentes, sendo que o projeto equivale a 70% (17,5% para cada trabalho intermédio em cada think tank – do II. aoV.) e o teste a 30%. Alternativamente, os alunos podem optar pela avaliação final que consiste na realização de umexame escrito, com componente teórica e prática, englobando toda a matéria.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre