Disciplina Curricular
Organização do Trabalho e Riscos Psicossociais OTRP
Mestrado Bolonha em Ergonomia - 3_Plano de Estudos 2021/2022
Contextos
Grupo: 3_Plano de Estudos 2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Integrar conhecimentos relativos à Organização do Trabalho e Riscos Psicossociais numa perspetiva de otimizaçãodas interações homem sistema, 2. Caracterizar o quadro organizacional em que se desenvolve a atividade humana, 3. Caracterizar os fatores de risco associados. 4. Criar competências de análise e intervenção neste âmbito.
Programa
1. Ergonomia e conceitos básicos da organização do trabalho (OT). 2. Perspetivas teóricas sobre as organizações: Modelos tradicionais, tendências sociotécnicas e de negócios e novasformas de OT. 3. Modelos de OT e suas implicações: Taylorismo-Fordismo, Lean Production, Produção Reflexiva, AprendizagemDiscricionária. 4. Organização do tempo de trabalho: Horários irregulares; Ritmos biológicos e sono; Trabalho noturno e por turnos -pressupostos, consequências e recomendações. 5. Dimensão coletiva do fator humano numa OT. Mudança de paradigma do individual para o coletivo. Ergonomiaparticipada. Formas e condições de ação coletiva. Modelos de leitura da dimensão coletiva do trabalho. 6. Riscos de natureza organizacional: Indicadores, análise e avaliação. 7. Contributos da macro ergonomia no design organizacional de sistemas complexos. 8. Uma perspetiva sistémica dos fatores psicossociais de risco: Conceitos e modelos de análise; A versão portuguesado Questionário Psicossocial de
Métodos de ensino e avaliação
A metodologia pedagógica inclui o recurso ao método expositivo intercalado com o interrogativo. Sempre queaplicável, recorre-se ao método ativo, com estudo de casos, através da realização de exercícios práticos em sala deaula. A avaliação da unidade curricular será feita em regime de avaliação ao longo do semestre ou por exame final. Aavaliação contínua consiste na apresentação e discussão, escrita e oral, de um trabalho prático individualdesenvolvido ao longo do semestre, que integre a aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos. O exame finalintegra as componentes teórica e prática da disciplina. Em qualquer dos modelos a componente teórica vale 60% e acomponente prática os restantes 40% da nota final.