Disciplina Curricular

Ergonomia e Saúde Músculo-Esquelética ESME

Mestrado Bolonha em Ergonomia - 3_Plano de Estudos 2021/2022

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos 2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Conhecer a epidemiologia das doenças musculo-esqueléticas em contexto ocupacional; 2. Conhecer os principais mecanismos de desenvolvimento e agravamento de doença músculo-esquelética emcontexto ocupacional; 3. Conhecer o papel do envelhecimento na alteração da saúde músculo-esquelética: sarcopenia, fragilidade eincapacidade; 4. Conhecer os principais métodos de avaliação do risco de doença músculo-esquelética relacionada com o trabalho; 5. Saber selecionar criteriosamente os métodos de avaliação dos fatores de risco em função da natureza do trabalho; 6. Saber estabelecer um diagnóstico de associação das condições de trabalho e a doença músculo-esquelética; 7. Desenvolver a capacidade de recolha, monitorização e análise de dados; 8. Saber desenvolver um projeto de intervenção com vista à prevenção de doença músculo-esquelética relacionadacom o trabalho; 9. Saber avaliar o impacto das estratégias de intervenção sobre as organizações;

Programa

1. Definição, tipologias, características e consequências da doença músculo-esquelética 2. Avaliação do curso natural da doença músculo-esqueletica 3. Principais fatores de risco biomecânicos, psicossociais e de predisposição individual (o papel do envelhecimento) 4. Estratégias metodológicas de avaliação da exposição 4.1. Níveis de análise da exposição-resposta: definição de prioridades 4.2. Delimitação do tipo de estudo, população a estudar; variáveis pertinentes, de estratégias de recolha e de análisede dados 5. Métodos de avaliação da exposição (objectivos, princípios de aplicação/como e quando aplicar, interpretação dainformação e limitações) 5.1- Avaliação da carga mecânica 5.2- Avaliação dos riscos psicossociais 5.3- Avaliação do risco de sarcopenia e de fragilidade 6. Etapas de um programa de intervenção para a prevenção da doença músculo-esquelética 7. Normas, recomendações e programas actuais sobre a promoção da saúde músculo-esquelética em contextoocupacional

Métodos de ensino e avaliação

O programa desenvolve-se em 6 UC e está dividido em curso teórico e teórico-prático. O curso teórico é de caracterpredominantemente expositivo. Do conteúdo teórico lecionado, resultarão mini fichas/exercícios/análise critica deartigos (estudo autonomo), para consolidação da matéria e que constituir-se-ão como transição para o curso teórico-prático. Neste serão privilegiados estudos de caso, suportados em situações reais, onde o formando terá apossibilidade de adquirir competências instrumentais no âmbito da avaliação, diagnóstico e de concepção eimplementação de programas de intervenção de promoção da saúde musculo-esquelética. As aulas serão em regimede mentoria (grupo). A avaliação teórica será realizada através de uma frequência e a avaliação teórico-pratica serárealizada por projeto. As duas componentes são obrigatórias, quer no modelo de avaliação continua, quer deavaliação final, sendo que a frequência será substituída por exame escrito.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre