Disciplina Curricular

Ergonomia Cognitiva e Erro Humano ECEH

Mestrado Bolonha em Ergonomia - 3_Plano de Estudos 2021/2022

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos 2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1.Compreender os princípio da ergonomia cognitiva de maximizar a compatibilidade dum sistema técnico com o osprocessos cognitivos do utilizador 2. Conhecer os processos cognitivos relacionados com o design de sistemas nomeadamente: a percepção, atenção,memória, modelos mentais, tomada de decisão e aprendizagem 3. Entender os limites humanos de processamento de informação enquanto relacionados com o design de sistemas. 4. Compreender os processos cognitivos subjacentes à ocorrência de erro humano no desempenho profissional 5.Compreender os fatores cognitivos presentes na realização de uma atividade e aplicar estratégias metodológicas deanalise cognitiva da atividade tendo em vista avaliar o desempenho dos utilizadores

Programa

1.Objeto de estudo e aplicações da ergonomia cognitiva 2. Funcionamento e limites dos processos cognitivos:: • Perceção • Atenção • Memória • Representação do conhecimento e modelos mentais • Aprendizagem • Tomada de decisão 3. Erro Humano: • Noção e classificação dos erros humanos • Compreensão dos erros humanos: os processos cognitivos implicados e o papel dos fatores influenciadores dodesempenho • Enquadramento contextual e classificação das violações 4. Análise cognitiva da atividade • Metodologias de análise cognitiva da tarefa (“cognitive task analysis”) • Modelos de análise cognitiva da atividade • Fatores cognitivos presentes na situação de interação do sujeito com a sua tarefa: a análise cognitiva da atividade naanálise ergonómica do trabalho, as interações do sujeito com os sistemas técnico e social (o coletivo, as regulações eos compromissos) • Gestão de erros humanos: de uma visão cognitiva a uma abordagem sistémica.

Métodos de ensino e avaliação

Os conteúdos teóricos são apresentados e discutidos com suporte em apresentações em power point. Na componenteprática pretende que os alunos realizem a analise de situações a partir de vídeos ou consulta da literatura pondo emprática paulatinamente (do simples para o complexo) os conhecimentos que vão adquirindo ao longo dodesenvolvimento do conteúdo programático. Como trabalho autónoma prevê-se o estudo e a realização de exercícioscomplementares aos realizados na aula. Existem dois modelos alternativos de avaliação. A avaliação contínua prevê arealização de um trabalho prático de aplicação de análise cognitiva de uma atividade, que deve ser apresentado naaula, e a realização de um teste escrito. A classificação final é a média ponderada destes componentes, sendo que oteste equivale a 60% e o trabalho a 40%. Alternativamente, os alunos podem optar pela avaliação final que consiste narealização de um exame escrito, com componente teórica e prática, englobando toda a matéria.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre