Disciplina Curricular

Envelhecimento e Design Inclusivos EDI

Mestrado Bolonha em Ergonomia - 3_Plano de Estudos 2021/2022

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos 2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1-Compreender os fundamentos da variabilidade e diversidade humana relacionados com a idade e as limitações àactividade; 2-Compreender os efeitos da passagem do tempo sobre os indivíduos (transformações do seu estado funcional e dosseus conhecimentos) na perspectiva da interacção com os sistemas; 3-Conhecer os factores determinantes da evolução das capacidades e competências na interação com os sistemas aolongo do tempo; 4-Conhecer os conceitos de design universal e design inclusivo; 5-Compreender como se planeia, implementa e avalia a acessibilidade nos sistemas de informação; 6-Integrar os princípios de acessibilidade nos processos de conceção de produtos e/ou sistemas de informação.

Programa

Conceitos e perspectivas da variabilidade humana e desempenho. Introdução ao estudo da evolução da idade no trabalho: conceitos, objetivos, pressupostos de intervenção e variáveisrelevantes. Envelhecimento e Capacidade de Trabalho. Gestão das idades no trabalho. Design inclusivo; Design universal; Usabilidade e Acessibilidade. Compreender os utilizadores: Estratégias de adaptação a tecnologias apoio. Conhecer as componentes de acessibilidade aos sistemas de informação. Conhecer e integrar as Diretivas de acessibilidade: WCAG; ATAG e UUAG. Normas ISO de acessibilidade: ISO/DIS 9241-20 - Ergonomics of Human-System Interaction: Accessibility Guidelinesfor information/ communication technology (ICT) equipment and services; ISO/DIS 9241-171 - Ergonomics of Human-System Interaction: Guidance on software accessibility. Avaliação da acessibilidade – etapas fundamentais. Planeamento e implementação da acessibilidade numa empresa/organização

Métodos de ensino e avaliação

A metodologia pedagógica inclui o recurso ao método expositivo e interrogativo. Também será usado o método ativo,com estudo de casos, através da realização de exercícios práticos em sala de aula e da resolução de problemas. Aavaliação da unidade curricular será feita em regime de avaliação contínua ao longo do semestre ou por exame final. Aavaliação contínua consiste na apresentação e discussão, escrita e oral, de um trabalho prático individualdesenvolvido ao longo do semestre, que integre a aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos. O exame final integra as componentes teórica e prática da disciplina. Em qualquer dos modelos a componente teórica vale 60% e acomponente prática os restantes 40% da nota final.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre