Disciplina Curricular
Gestão de Riscos Ocupacionais GRO
Mestrado Bolonha em Ergonomia - 3_Plano de Estudos 2021/2022
Contextos
Grupo: 3_Plano de Estudos 2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Sensibilizar os estudantes para a importância da Gestão dos Riscos Ocupacionais como factor diferenciador nosucesso das organizações. 2. Capacitar os estudantes para o planeamento e a implementação de estratégias para investigar os problemas eavaliar os riscos no domínio da SST bem como, para a definição das medidas de controlo adequadas. 3. Compreender como se planeia, implementa e avalia os Riscos Ocupacioais, a partir da compreensão dasespecificidades de cada situação de trabalho.
Programa
O Sistema de Gestão de SST: -Razões, vantagens e desvantagens da sua implementação -Dificuldades expectáveis na sua implementação -Tipos de sistemas -A norma ISO 45001: 2018:Estrutura de alto nível; Requisitos; Indicadores de desempenho; Auditorias e a NP EN ISO19011: 2019. A gestão de riscos como elemento central do sistema de gestão da prevenção: -Gestão de risco – definição e conceitos -Importância da avaliação de risco – legislação e normalização aplicável; -Métodos de identificação de perigos e avaliação de riscos -Critérios e valores de referência -Controlo de Riscos: Objetivo, princípios e hierarquia das medidas de controlo.
Métodos de ensino e avaliação
Os métodos expositivo e interrogativo, por parte dos docentes serão priveligiados na transmissão dos conhecimentosteóricos, seguindo-se de análise e discussão, suportada pela realização de casos práticos. A avaliação da unidade curricular será feita através da realização de um trabalho prático para integração e aplicaçãodos conceitos relacionados com a Gestão dos Riscos Ocupacionais, sendo necessária uma classificação mínima de9.5 valores, para aprovação na unidade curricular. O tempo dedicado ao trabalho autónomo prevê o estudo, a pesquisabibliográfica, o desenvolvimento e a redação do trabalho previsto no modelo de avaliação.