Disciplina Curricular
Experiência de Utilização EU
Mestrado Bolonha em Ergonomia - 3_Plano de Estudos 2021/2022
Contextos
Grupo: 3_Plano de Estudos 2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Transmitir conhecimentos sobre a área designada Experiência de Utilização, com um foco especial sobre sistemasWeb. A gama de problemas e desafios conceptuais e teóricos que se abordam na cadeira, e assim a justificam emtermos científicos, inclui três áreas principais, todas elas complementares: Arquitetura de Informação, Usabilidade eExperiência de Utilização, e Acessibilidade. 2. Abordar todas as áreas do ponto de vista dos fundamentos teóricos que as sustentam, complementados pelaapresentação da sua aplicação prática, concretizada em técnicas, metodologias e ferramentas que os implementam epermitem validar, sempre orientado pelo conceito de Desenho Centrado no Utilizador.
Programa
Componente Teórica - Experiência de Utilização. Desenho Centrado no Utilizador. Processos UX. UX ágil. Métodos dePesquisa. Modelação de Dados. User Stories. Desenho de UX. Desenho Generativo. Desenho Conceptual. Arquiteturade Informação. Impacto Emocional. Prototipagem. Wireframes. Avaliação de UX. Avaliação Empírica. Análise deDados. Integração de UX ágil com métodos ágeis de Engenharia de Software. Acessibilidade e Desenho Inclusivo.Acessibilidade Web. Componente Teórico-prática - Projeto e desenho de uma interface, de acordo com as metodologias aprendidas. Ainterface deve ser caracterizada por uma estrutura de informação complexa e heterogénea, aplicada a uma tarefa, umcontexto de utilização e um grupo de utilizadores específicos
Métodos de ensino e avaliação
Ensino: Aulas teóricas: 1) exposição oral dos temas pelo docente; 2) apresentações orais pelos alunos de tópicosselecionados; 3) debate entre os alunos após as apresentações. Aulas teórico-práticas para aplicação prática dosconceitos discutidos nas aulas teóricas. Trabalho autónomo: o trabalho autónomo incidirá em três componentes: 1) preparação de apresentações orais,incluindo leitura de materiais recomendados e preparação do suporte áudio-visual; 2) construção de um portfolio quecontenha resultados de avaliações de usabilidade, acessibilidade e experiência de utilização de um produto digitalexistente, e propostas de melhoria ao produto com visa a melhorar a sua experiência de utilização; 3) elaboração deensaios escritos sobre temas relevantes, incluindo pesquisa sobre o tema e leitura de materiais recomendados. Avaliação: Construção de um portfolio. Realização de ensaios sobre temas de interesse da disciplina. Estudo,apresentação e argumentação de artigos relevantes.