Disciplina Curricular
Design de Interfaces (Opção-UEU) DI-Opcao-UEU
Mestrado Bolonha em Ergonomia - 2_Plano de Estudos 2015/2016
Contextos
Grupo: 2_Plano de Estudos 2015/2016 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º Ano S2
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Compreender os tipos de interfaces em função dos objetivos de utilização do produto. - Compreender os princípios e dominar os conceitos inerentes à seleção dos principais métodos de pesquisa centrada nos utilizadores de sistemas. - Conhecer as características dos principais métodos de pesquisa centrada nos utilizadores. - Conhecer e saber aplicar os critérios para a construção, desenvolvimento e aplicação dos instrumentos para operacionalizar cada um dos métodos. - Dominar a criação de personas e arquitetura da informação de um sistema de informação. - Dominar o desenvolvimento e avaliação de protótipos de interfaces para sistemas de informação.
Programa
Design de interfaces para sistemas de informação: Interfaces para apresentação de dados; Interfaces para formulários; Interfaces para tarefas de procura; Interfaces para mensagens;Interfaces para dispositivos móveis; Métodos de pesquisa centrados no utilizador, condições metodológicas para aplicação, planeamento e análise: Questionários; Entrevistas e Análise de Conteúdo; Protocolos Verbais; Grupos Focais; Análise Hierárquica da Tarefa. Métodos observacionais centrados nos utilizadores: Características da observação; Observação Etnográfica; Níveis de intrusividade; Categorias de observáveis; Descrição da atividade observada. Construção e Personas e Arquitetura da Informação: -Criação de personas para um projeto; -Desenvolvimento da Arquitetura da Informação usando o método card sorting. Desenvolvimento e avaliação de protótipos: - Conceitos; - Aspetos metodológicos; - Desenvolvimento e avaliação de protótipos de baixa fidelidade. - Desenvolvimento e avaliação de protótipos.
Métodos de ensino e avaliação
Modelo A: Avaliação contínua, Desenvolvimento de trabalhos práticos Modelo B: Para os alunos que não conseguiram atingir os objetivos no Modelo A. Exercício prático integrando as componentes práticas e teóricas da disciplina.