Disciplina Curricular
Design de Jogos Digitais (Opção-UEU) DJD-Opcao-UEU
Mestrado Bolonha em Ergonomia - 2_Plano de Estudos 2015/2016
Contextos
Grupo: 2_Plano de Estudos 2015/2016 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º Ano S2
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Compreender e identificar a taxonomia dos jogos digitais. - Dominar e implementar as etapas do desenvolvimento de jogos digitais centrados no utilizador.
Programa
1. Introdução ao design de jogos digitais: - Tipos de arquitetura de jogos (de fantasia, ficção científica, época ou contextual) - Tipos de jogos (de ação, estratégia, role-playing, desporto, simulações, aventura, casuais, educacionais) - Conceito de gamificação. Aplicações em diferentes contextos2. Desenvolvimento e avaliação de jogos: - Heurísticas para avaliação de jogos digitais- Desenvolvimento de narrativas- Desenvolvimento de cenários- Desenvolvimento de fluxos- Desenvolvimento de interfaces- Prática com o software UNITY 3D- Prototipagem de jogos digitais com o UNITY 3D3. Avaliação iterativa de jogos digitais: - Avaliação da experiência de utilização de jogos digitais- Apresentação e discussão dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos
Métodos de ensino e avaliação
Modelo A: Avaliação contínua, desenvolvimento de trabalhos práticos (prototipagem de baixa e alta fidelidade), relatórios das fichas práticas.Modelo B: Para os alunos que não conseguiram atingir os objetivos no Modelo A. Exercício prático integrando as componentes práticas e teóricas da disciplina.