Disciplina Curricular
Acessibilidade (Opção) A-Opcao
Mestrado Bolonha em Ergonomia - 2_Plano de Estudos 2015/2016
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No fim da unidade curricular os estudantes devem: - Compreender os conceitos de acessibilidade, design universal e deficiência e a sua importância. - Compreender os componentes de acessibilidade à Web. - Compreender o âmbito da normalização nacional e internacional da acessibilidade. - Compreender como se planeia, implementa e avalia a acessibilidade à Web.
Programa
1. Acessibilidade. 2. Design universal. 3. Deficiência – Definições e tipos. 4. Compreender os utilizadores – Como utilizam a Web? - Estratégias de adaptação a tecnologias auxiliares. 5. Componentes de acessibilidade à Web. 6. Diretivas de acessibilidade para os diferentes componentes: - Conteúdo: WCAG - Web Content Accessibility Guidelines 1.0 e 2.0; - Ferramentas de criação: ATAG - Authoring Tool Accessibility Guidelines; - Ferramentas do utilizador: UAAG - User Agent Accessibility Guidelines. 7. Importância da Acessibilidade – dados estatísticos. 8. Regulações nacionais, europeias e mundiais de acessibilidade. 9. Normas ISO de acessibilidade. 10. Avaliação da acessibilidade: - Revisão preliminar; - Avaliação da conformidade; - Envolvimento dos utilizadores; - Ferramentas de avaliação; - Exemplos de estudos. 11. Planeamento e implementação da acessibilidade numa empresa.
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação Contínua: - Trabalho individual ou de grupo sobre temas de acessibilidade (nota mínima trabalho 9.5 valores) e sua discussão oral; Avaliação Final: - Exame escrito (nota mínima 7.5 valores) - Oral – decidida caso a caso (nota mínima de acesso à oral 7.5 valores)