Disciplina Curricular
Pesquisa com Utilizadores (Opção-UEU) PU-Opcao-UEU
Mestrado Bolonha em Ergonomia - 2_Plano de Estudos 2015/2016
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Compreender os princípios e dominar os conceitos inerentes à selecção dos principais métodos de pesquisa centrada nos utilizadores de sistemas. 2. Conhecer as características dos principais métodos de pesquisa centrada nos utilizadores. 3. Conhecer e saber aplicar os critérios para a construção, desenvolvimento e aplicação dos instrumentos para operacionalizar cada um dos métodos. 4. Saber reconhecer os critérios de validade e fiabilidade no processo de seleção dos métodos na perspectiva da pesquisa centrada nos utilizadores de sistemas. 5. Saber desenhar um protocolo de pesquisa centrada nos utilizadores articulando os métodos necessários.
Programa
1. Introdução aos métodos de pesquisa centrados no utilizador. 2. Métodos Observacionais centrados nos utilizadores: Características da observação; Observação Etnográfica; Níveis de intrusividade; Categorias de observáveis; Descrição da actividade observada. 3. Questionários: Fases de desenvolvimento e planeamento de um questionário; Redacção dos itens; Construção das escalas de resposta. 4. Entrevistas e Análise de Conteúdo: Condições metodológicas para optar pelas entrevistas; Tipos de entrevistas; Construção do guião da entrevista na óptica da pesquisa centrada no utilizador; Fases da análise de conteúdo (Pré-análise; Exploração do material; Tratamento dos resultados). 5. Protocolos Verbais: Condições metodológicas para aplicação dos protocolos verbais; Fases do planeamento dos protocolos verbais; Análise dos registos. 6. Grupos Focais: Conceitos e objectivos dos grupos focais; Etapas para o planeamento dos grupos focais; Condução das sessões.
Métodos de ensino e avaliação
Modelo A: Avaliação contínua, consiste na apresentação e discussão, escrita e oral, de um trabalho prático desenvolvido ao longo do semestre e numa frequência a realizar no final semestre. Modelo B: Exame final integrando as componentes teórica e prática da disciplina. Em qualquer destes modelos, o peso de cada uma das componentes na determinação da nota final é o seguinte: Componente teórica - 50%; Componente prática - 50%