Disciplina Curricular
Fundamentos de Ergonomia FErgo
Mestrado Bolonha em Ergonomia - 2_Plano de Estudos 2015/2016
Contextos
Grupo: 2_Plano de Estudos 2015/2016 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º Ano S1
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Desenvolver as competências teóricas necessárias para a prática da investigação científica, através do estudo sistemático dos processos fundamentais e das estratégias específicas de planeamento, realização, análise, interpretação e apresentação dos resultados. Possibilitar a discussão teórico-metodológica de questões e problemas específicos no domínio da Ergonomia.
Programa
1. Investigação na ciência do movimento humano 2. O que é ciência e investigação científica? 3. Aspetos éticos da investigação científica 4. Escolher um tema/problema a investigar, questões e objetivos de investigação e estratégias para responder a essas questões5. Usar teorias (modelos e hipóteses), revisão de literatura 6. Escolher uma metodologia 7. Natureza da investigação: variáveis e a sua medição, validade, fidelidade e sensibilidade 8. Representatividade da investigação: Amostragem e circunstâncias 9. Recolher dados 10. Descrever, apresentar e explorar os dados 11. Interpretar e discutir os dados 12. Escrever um projeto de investigação 13. Publicar os trabalhos em revistas científicas São apresentados os conteúdos, aplicados a casos concretos de investigação na área do movimento humano e da ergonomia, acompanhando-se o processo para a realização de um projeto de investigação, num tema escolhido pelo aluno na área da Ergonomia.
Métodos de ensino e avaliação
A Avaliação Contínua implica a presença em 2/3 das aulas lecionadas. A avaliação contínua terá duas partes: 1) apresentação e discussão de um artigo de investigação científica, escolhido pelo aluno e aprovado pelo professor e 2) apresentação de um projeto de investigação científica elaborado pelo aluno. A nota final é atribuída da seguinte forma: 1) (30%) + 2) (30%) + relatório escrito do projeto (40%). O projeto deve ter um máximo de 10 páginas incluindo introdução, método e referências. A avaliação final consiste unicamente na entrega de um relatório escrito do projeto de investigação. Os trabalhos serão entregues em formato digital (artigo científico, ppt das apresentações e relatório do projeto) em datas a combinar, durante o tempo letivo do semestre.