Disciplina Curricular

Epidemiologia em Ergonomia EErg

Mestrado Bolonha em Ergonomia - 2_Plano de Estudos 2015/2016

Contextos

Grupo: 2_Plano de Estudos 2015/2016 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º Ano S2

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Conhecimento dos conceitos fundamentais e metodologias específicas relacionados com a investigação epidemiológica 2. Capacidade de interpretar os resultados de estudos epidemiológicos. 3. Compreender a distribuição – nas populações, no tempo e no espaço – dos determinantes do estado de saúde e das doenças, bem como da eficácia e o impacto das intervenções para controlar os problemas de saúde. 4. Capacidade de desenhar um estudo epidemiológico.

Programa

1- Epidemiologia, definição e métodos: perspectiva histórica e principais objectivos. 2- Epidemiologia descritiva: definição, métodos e relevância 3- Epidemiologia analítica: definição, métodos e relevância 4- Epidemiologia intervencional: definição e métodos 5- Principais parâmetros utilizados em epidemiologia: População, amostra, taxas brutas e específicas, taxas ajustadas, Incidência, Prevalência e sua relação 6- Planeamento de um estudo epidemiológico: aspectos a ter em conta no delineamento do protocolo. 7- Amostragem: definição e tipos de amostragem 8- Métodos de recolha de informação e de análise da mesma 9- Medidas de associação: risco relativo, odds ratio, fração de risco atribuível, Risco atribuível populacional, fracção de prevenção. 10- Princípios de causalidade 11- Viés de condimento e de interacção 12- Revisões sistemáticas

Métodos de ensino e avaliação

Avaliação contínua: -Componente teórica – realização de uma frequência escrita. A frequência tem de ter a classificação mínima de 9.5 valores. A componente teórica será ponderada em 70% da classificação final da Unidade Curricular. -Componente prática – Desenvolvimento de um protocolo de investigação. Este trabalho será desenvolvido ao longo do semestre, na medida da evolução dos conteúdos programáticos lecionados nas aulas teóricas. O trabalho deverá ter obrigatoriamente a classificação mínima de 9.5 valores. A nota desta componente corresponde a 30% da classificação final Unidade Curricular. Avaliação final: •Realização de um exame composto por uma prova escrita, prática e oral. Para ter acesso à prova oral é necessário obter nas provas escrita e prática a nota mínima de 9.5 valores. A classificação final corresponde a 50% da componente teórica e 50% da componente prática.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2.º semestre