Currículo

Avaliação psicológica da Criança e do Adolescente APCA

Contextos

Groupo: Plano de Estudos 2025_2026 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opção I

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Desenvolver conhecimentos e competências aplicáveis ao exercício da avaliação psicológica de crianças em idade escolar e adolescentes. 2. Conceptualizar a avaliação psicológica como um processo organizado em função de contextos e objetivos específicos. 3. Atender aos princípios técnicos e ético-deontológicos vinculados ao processo de avaliação e ao uso das provas psicológicas. 4. Aprender a aplicar uma metodologia de ‘Estudo de Caso’ com recurso a diversas técnicas orientadas para uma avaliação integrativa de múltiplas dimensões do funcionamento psicológico e do comportamento. 5. Saber articular a avaliação psicológica com outros domínios clínicos, designadamente com a taxonomia e a intervenção. Competências a desenvolver Esta unidade curricular permitirá ao aluno desenvolver as seguintes competências: • Análise de pedidos de ajuda e identificação de necessidades suscetíveis de intervenção psicológica; • Planeamento de processos de avaliação psicológica; • Recolha de anamneses através de entrevistas semiestruturadas; • Aplicação de provas psicológicas e determinação de resultados e perfis; • Análise de dados clínicos e psicométricos com vista à formulação de diagnósticos; • Elaboração de sínteses descritivas e compreensivas que respondam ao pedido de avaliação.

Programa

As aulas teórico-práticas seguem uma metodologia de ‘Estudo de Caso’. Através de contextos e situações de avaliação específicas, abordam-se os aspetos teóricos, conceptuais e taxonómicos da avaliação de crianças e adolescentes; caracterizam-se as metodologias de avaliação mais adequadas à especificidade de cada caso; transmite-se uma metodologia de análise e integração de dados clínicos e psicométricos; desenvolvem-se competências de elaboração de sínteses conclusivas dos casos (i.e., Relatórios de Avaliação Psicológica). 1. Avaliação Psicológica como Domínio Científico e como Área Aplicada - Principais paradigmas e modelos de avaliação. Modelo Compreensivo. Princípios ético-deontológicos na avaliação. 2. Processo de Avaliação Psicológica na Infância e Adolescência - Especificidades da avaliação num contexto de desenvolvimento. Normalidade/patologia infantojuvenil. Sistemas taxonómicos. 3. Metodologias, Técnicas e Instrumentos - Planeamento da avaliação por objetivos e contextos de avaliação. Metodologias e técnicas clínicas e psicométricas. Entrevista semiestruturada e anamnese. Instrumentos por domínios de funcionamento e comportamento. 4. Análise e Integração de Dados Clínicos e Psicométricos - Desenvolvimento de competências ao nível da análise de dados de entrevista e de anamnese. Desenvolvimento de competências ao nível da cotação, análise, interpretação e integração de resultados de provas psicológicas, especificamente: WISC-III; Matrizes Progressivas de Raven; Figura Complexa de Rey; Teste de Integração Visuomotora (VMI); ASEBA; MMPI-A; Provas Gráficas; Provas Temáticas. Desenvolvimento de competências ao nível da elaboração de sínteses compreensivas dos casos.

Método de Avaliação

Modalidades de Avaliação (Regime Geral de Avaliação e/ou Regime Alternativo) Regime Geral - A avaliação dos alunos no regime geral inclui os seguintes elementos de avaliação: 1. Assiduidade e Participação nas Aulas: exigida a presença em, pelo menos, 2/3 das aulas presenciais e a realização dos exercícios propostos em aula. 2. Trabalho de Grupo: desenvolvimento de competências de aplicação e cotação de diferentes técnicas/instrumentos e de análise e integração dos seus resultados, no contexto de um estudo de caso. Ponderação de 30%. 3. Exame Final: composto por dois elementos (questão teórico-prática e análise de um estudo de caso), com ponderação de 70% (35% em cada um deles). Para aprovação e determinação da nota final é exigida assiduidade, participação nas aulas e nota positiva em todos os elementos de avaliação. Regime Alternativo - Aplicável aos alunos legalmente considerados em situação de exceção (que devem fazer prova deste estatuto junto das docentes e dos serviços académicos, durante as três primeiras semanas de aulas). Inclui os seguintes elementos de avaliação: 1. Participação nas Aulas: requerida a presença num conjunto específico de aulas a definir com as docentes e a realização dos exercícios propostos nessas aulas. 2. Trabalho de Grupo: desenvolvimento de competências de aplicação e cotação de diferentes técnicas/instrumentos e de análise e integração dos seus resultados, no contexto de um estudo de caso. Ponderação de 30%. 3. Exame Final: composto por dois elementos (questão teórico-prática e análise de um estudo de caso), com ponderação de 70% (35% em cada um deles). Para aprovação e determinação da nota final é exigida nota positiva em todos os elementos de avaliação.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Não foi definida bibliografia principal

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1.º Semestre