Disciplina Curricular
Estratégias de Ensino em Educação Física e Desporto EEEFD
Licenciatura Bolonha em Ciências do Desporto - 4_Plano de Estudos
Contextos
Grupo: 4_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Maior em Educação Física
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
No final do curso os alunos deverão estar habilitados a: Explicar as principais orientações de investigação em ensino, seus fundamentos e resultados. Explicar a ecologia de uma aula nas suas dimensões estruturais e funcionais. Identificar os principais modelos de ensino, nos seus fundamentos axiológicos e dimensão operativa. Identificar as estratégias e técnicas de ensino explicando os pressupostos da sua adequação a diferentes circunstâncias de ensino-aprendizagem.
Programa
Módulo 1: Elementos de caracterização de um ensino de qualidade O percurso da investigação do ensino e os seus resultados mais relevantes. A perspetiva integradora da investigação em ensino preconizado pelo modelo ecológico. Módulo 2: O Modelo do espetro dos estilos de ensino e suas premissasOs canais de desenvolvimento. O papel mediador do canal cognitivo: noções de consentimento e dissonância cognitiva. Noção de anatomia do estilo de ensino. Características particulares dos dois grandes grupos de estilos de ensino: convergentes e divergentes. Módulo 3: Modos de Gestão da Aula Princípios e procedimentos de gestão da aula que potenciam o sucesso educativo. Gestão da dimensão académica e gestão da dimensão social.
Métodos de ensino e avaliação
A vocação das aulas de informação (teóricas) corresponde à sistematização da informação teórica. As aulas de aplicação (teórico-práticas) vocacionam-se para a análise e discussão de temas abordados ou a abordar nas aulas de informação. Para esse efeito, serão dinamizadas tarefas baseadas na resolução de problemas (apresentadas sob a forma de texto, de situações práticas simuladas ou com recurso ao audiovisual) que impliquem a observação, reflexão, debate dos assuntos pelos estudantes. Estas aulas serão ainda ocupadas com a apresentação e análise de trabalhos realizados pelos estudantes. Avaliação contínua ou exame final (Escrito e Oral). A avaliação contínua integra duas tarefas: (a) apresentação de um ensaio por grupo; e (b) teste escrito. A classificação final é obtida a partir da seguinte fórmula: CF = [(Apresentação + (2 x Teste)] / 3.