Disciplina Curricular

Teoria e Metodologia do Treino Desportivo TMTD

Licenciatura Bolonha em Ciências do Desporto - 4_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 4_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Maior em Educação Física

Período:

Peso

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Conhecer os princípios gerais que orientam a prática do planeamento, condução e avaliação de um processo de treino desportivo. 2. Compreender as condicionantes e limitações que se colocam ao desenvolvimento do desempenho desportivo nas várias idades e fases de evolução de um atleta. 3. Dominar os procedimentos básicos para o desenvolvimento e manutenção das qualidades físicas no âmbito de um processo de treino desportivo. 4. Compreender e analisar os modelos de integração no processo de treino desportivo global, do ensino e aperfeiçoamento da técnica e da tática desportivas. 5. Compreender e analisar os diferentes modelos de periodização do treino desportivo, tendo em vista a diversidade das modalidades desportivas e as características do praticante.

Programa

1. Princípios do treino desportivo. Carga de treino. O exercício de treino: preparação geral, especial e específica. O efeito retardado ou residual das cargas de treino. 2. Treino do fator físico: métodos de treino e procedimentos de avaliação para: a) resistência aeróbia e anaeróbia; b) adaptações neuromusculares; c) velocidade e d) flexibilidade. 3. Treino dos fatores técnico e táctico: integração do treino físico com as aquisições cognitivas e percetivo-motoras. 4. Periodização do treino, constrangimentos temporais e estrutura do calendário competitivo. Modelação da relação carga-desempenho. Estruturas intermédias e controlo da relação fadiga-recuperação. Curva de forma e organização do macrociclo. 5. O treino do jovem atleta: desempenho e treinabilidade; meios e métodos para a educação desportiva inicial. Periodização do macrociclo no treino do jovem atleta. Compatibilização entre a procura do sucesso competitivo e as dominantes pedagógicas do treino desportivo.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas dividem-se em teóricas, com a apresentação dos diferentes temas, perspetivas e conceitos da UC e em teórico-práticas (TP) que têm ou um carácter complementar, contribuindo para a melhor compreensão e discussão de aspetos críticos que se lhe encontram subjacentes a partir de situações concretas apresentadas ou um carácter de execução pelo próprio aluno de exercícios e tarefas de avaliação no âmbito do treino do fator físico. A avaliação dos conhecimentos é feita, no caso da Avaliação Contínua, que exige 2/3 de presenças nas aulas TP, através de duas Frequências cuja nota média, caso nenhuma delas corresponda a uma classificação inferior a 9,5, constitui nota de acesso a uma prova oral, obrigatória para todos os alunos. A Avaliação Final compõe-se de uma prova escrita, cuja classificação, sendo superior a 9,5 valores, dá acesso à prova oral obrigatória. A nota final corresponde à classificação da prova oral.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre