Disciplina Curricular
Prevenção, Segurança e Emergência PSE
Licenciatura Bolonha em Ciências do Desporto - 4_Plano de Estudos
Contextos
Grupo: 4_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Maior em Educação Física
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Aumentar a qualidade da segurança, da gestão do risco e do socorro em emergência pré-hospitalar, diminuir as lesões traumáticas nas atividades físicas, educativas, desportivas ou de lazer, salvar vidas, dando resposta à investigação científica atual na área da prevenção, segurança e emergência nas ciências da segurança, aviso e gestão do risco aplicadas ao Desporto.
Programa
Introdução. Prevenção. Triângulo epidemiológico da doença e lesão. Modelos de acidentes. Primeira resposta e Reanimação, sistema cardiorrespiratório e Suporte Básico de Vida (Cadeia de sobrevivência). Desfibrilhação Automática Externa (DAE). Cadeia de prevenção do Afogamento e segurança aquática. Via aérea, ventilação e circulação. Segurança da situação. Cinemática do trauma e mecanismo de lesão. Primeiro Socorro. Lesões desportivas do sistema locomotor, prevenção e intervenção. Trauma pré-hospitalar. Avaliação de vítimas. Choque. Trauma da cabeça, coluna, das extremidades, queimaduras. Lesões do ambiente: Calor e frio. Lesões músculo-esqueléticas. Agudas e crónicas (sobreuso). Preparação e gestão de situações de apoio e gestão de acidentes e emergências. Doença súbita mais comum relacionada com o esforço. Prevenção, análise e redução de fatores de risco associados às atividades físicas. Fatores de risco e equipamento de proteção desportiva. Planos de emergência e evacuação contra incêndios. Competências aquáticas e prevenção de afogamento em actividades de outdoor e aventura.
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação: A disciplina estrutura-se em: curso teórico e teórico-prático. O curso teórico-prático é composto por um conjunto de “instrumentos”, para o desempenho das funções de prevenção e segurança desportiva. As aulas práticas decorrem em instalações para utilização de manequins e resolução de cenários. Os alunos trabalham por grupos/equipa liderados, que funcionam para a criação de condições de segurança, aplicadas às atividades desportivas. Conteúdos básicos como os algoritmos de SBV, DAE e SIEM são avaliados como competências pré-requisito. As atividades práticas experienciais têm um grande peso na disciplina, com resolução de algoritmos e de cenários, com vítimas instruídas. Os alunos concebem e apresentam materiais de segurança, em forma e organização caraterística das ciências da segurança e prevenção. A avaliação consiste na apresentação de ações de segurança desportiva e demonstração de competências práticas (40%) e Frequência (60%).