Disciplina Curricular

Pedagogia do Treino Desportivo PTDesp

Licenciatura Bolonha em Ciências do Desporto - 4_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 4_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Ramos > Maior em Educação Física e Menor em Treino Desportivo

Período:

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A Pedagogia do Desporto tem por objetivo proporcionar ao estudante o aprofundamento de matérias relacionadas com a intervenção pedagógica no âmbito do treino desportivo. A pesquisa pedagógica e a compreensão do quadro de intervenção profissional, de onde ressaltarão os aspetos éticos e deontológicos, constituem o objeto formativo desta disciplina. Neste sentido, pretende-se que o estudante se interesse pelo aprofundamento científico no que toca aos diferentes tipos de processos de interação, que os saiba explicar no âmbito dos resultados da investigação em Pedagogia do Treino Desportivo e que demonstre capacidade de realizar projetos de inovação científico-pedagógica. Orienta-se o estudante para a análise da “prática” em atividades de treino desportivo diversificadas de forma a que este reflita, por si próprio, o tipo e a natureza das suas intervenções enquanto “Treinador” e as consiga enquadrar no âmbito de uma análise científica.

Programa

Tema 1: A Pedagogia e a Pedagogia do Desporto.Tema 2: A sessão de trabalho.Tema 3: Especificidades de natureza didática.Tema 4: As condições de prática.Tema 5: A interação pedagógica.Tema 6: Introdução ao estudo da “Observação”.Tema 7: O modelo de análise de ensino e o papel da observação de diagnóstico.Tema 8: Os sistemas de observação sistemática em Educação Física e Desporto.Tema 9: O processo de auto-observação.Tema 10: A educação para a segurança.

Métodos de ensino e avaliação

1. Aspetos gerais: Cada estudante tem de assegurar 2/3 de presenças efetivas às aulas teórico-práticas.O estudante é aprovado na disciplina com uma classificação global positiva (10 valores ou superior), encontrada pela média aritmética das classificações relativas às aulas teóricas e teórico-práticas, não podendo obter nota inferior a 7,5 em qualquer um dos atos de avaliação. Independentemente da classificação final, o estudante deverá realizar uma prova oral, caso não seja dispensado da mesma.2. Avaliação do Módulo ‘Teórico-Prático’ (‘sessões de ensino simulado’): a) Presença nas aulas teórico-práticas, b) Cumprimento de todos os trabalhos indicados nas aulas (incluindo a lecionação de sessões de ensino simulado, o relatório das sessões lecionadas e apresentação do mesmo, assim como o empenhamento em todas as sessões realizadas).3. Avaliação do Módulo ‘Teórico’: realização de um trabalho temático de introdução à investigação na área da Pedagogia do Treino Desportivo (a definir pelos docentes).4. Classificação final: a) Conhecimentos teóricos: trabalho de investigação e respetiva apresentação (50% da nota final); b) Conhecimentos teórico-práticos (50% da nota final) repartidos do seguinte modo: Relatório (de análise das sessões de ensino simulado e respetiva apresentação): 80%, e Apreciação do nível de empenho (inclui a participação nas aulas enquanto ‘aluno/atleta’, a atividade de lecionação enquanto ‘professor/treinador’, e a assiduidade): 20%.5. Exame final: uma prova teórica e outra prática (caso não tenha aprovação na avaliação contínua, pontos 1 a 4).

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2.º semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre