Disciplina Curricular
Desenvolvimento Curricular em Educação Física e Desporto DCEFD
Licenciatura Bolonha em Ciências do Desporto - 4_Plano de Estudos
Contextos
Grupo: 4_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Maior em Educação Física
Período:
Peso
5.5 (para cálculo da média)
Objectivos
a) Justificar a presença da Educação Física como disciplina obrigatória do currículo escolar dos alunos. b) Conhecer as orientações educativas em Educação Física e a sua influência nas decisões curriculares. c) Conhecer os diferentes níveis do currículo e o modo como se relacionam. d) Conhecer a estrutura curricular do sistema educativo, bem como os Programas Nacionais de Educação Física. e) Elaborar projetos de ação educativa, designadamente: Projeto educativo de Educação Física, plano anual de turma, plano de etapa e plano de unidade de ensino. f) Conhecer os conceitos, os princípios e os procedimentos relativos à avaliação em educação em geral e em Educação Física em particular. g) Explicar o contributo da teoria e do desenvolvimento curricular para o ensino da Educação Física.
Programa
1) A legitimação da Educação Física como disciplina obrigatória do currículo escolar dos alunos: as finalidades da Educação Física em contexto escolar. 2) As orientações educativas em Educação Física segundo Jewett et al. 3) As conceções de Educação Física segundo Bart Crum. 4) Os diferentes níveis de currículo. 5) A organização do sistema educativo em Portugal e o currículo nacional de Educação Física. 6) A estrutura, a composição curricular e os princípios educativos subjacentes aos Programas de Educação Física em Portugal. 7) Os níveis de decisão curricular: decisões relacionadas com o projeto de desenvolvimento da Educação Física da Escola; decisões relativas à elaboração do plano anual de turma; decisões de etapa; decisões relativas à conceção de unidade de ensino; decisões relacionadas com a avaliação dos alunos. 8) A avaliação em Educação Física: objetivos, funções, critérios, clima, momentos e procedimentos.
Métodos de ensino e avaliação
Os conteúdos estão organizados em três módulos temáticos, a saber: a) Conceitos básicos, b) Programas de Educação Física e c) Planeamento da atividade educativa. O primeiro foco disponibiliza o dicionário de ferramentas conceptuais utilizadas na área da Teoria e Desenvolvimento Curricular; o segundo foco analisa a estrutura e o conteúdo dos Programas Nacionais de Educação Física; o terceiro foco é a parte mais aplicativa do programa, visando analisar as opções e modelos de planeamento. A avaliação toma como tarefas a análise das conceções pedagógicas em Educação Física e a análise do planeamento.