Disciplina Curricular

Atividade Motora Adaptada AMAda

Licenciatura Bolonha em Ciências do Desporto - 4_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 4_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Maior em Educação Física

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

• Identificar, analisar e interpretar facilitadores e barreiras da inclusão social em particular a inclusão na atividade física e desportiva;• Caracterizar as populações especiais centrando as necessidades específicas de cada grupo fundamentalmente no âmbito da atividade física e desportiva;• Caracterizar as componentes e os indicadores mais relevantes dos modelos/processo de integração/inclusão, nomeadamente no âmbito desportivo;• Descrever/caracterizar as limitações à atividade e as restrições à participação das pessoas com deficiência no âmbito da atividade física e desportiva;• Dominar técnicas básicas que contribuem para a autonomia de mobilidade das pessoas com deficiência;• Dominar metodologias de avaliação funcional das pessoas com deficiência no âmbito da atividade física e desportiva.

Programa

1. A Atividade Física Adaptada e seu enquadramento histórico.• Da “Segregação à Inclusão”: a evolução histórica;• As atitudes em relação às pessoas com deficiência. 2. "Igualdade de Oportunidades" e a participação das pessoas com deficiência na atividade física e desportiva. • Inclusão como meio para atingir a “Igualdade”; • O Modelo Clínico; • O Modelo Social: Relação entre o conceito de integração/inclusão e de envolvimento o menos restritivo possível; • O Modelo da OMS 2001: conceitos de funcionalidade, atividade e participação. Implicações para a classificação. 3. A população-alvo: Estudo das diferenças individuais e sua caracterização. • Perturbações/alterações do desenvolvimento motor;• “Dificuldades de Aprendizagem Específicas” e problemas emocionais;• Deficiências auditiva, motora, visual e intelectual. 4. Os conceitos de autonomia e funcionalidade. • Estratégias de intervenção para a deslocação autónoma das pessoas com deficiência motora (transferência e controlo da cadeira de rodas - slalom) ou com deficiência visual (orientação e técnicas de guia);• A problemática da avaliação da aptidão física da pessoa com deficiência: os testes adaptados;• Caracterização do padrão de marcha em casos específicos de deficiência motora (Paralisia Cerebral);• Instrumentos de avaliação da marcha na Paralisia Cerebral: captura de imagem, goniometria e testes de força dos membros inferiores.

Métodos de ensino e avaliação

O aluno pode optar pelo modelo de avaliação final (AF) ou de avaliação contínua (AC). A AF é realizada no final do semestre, sendo a nota final igual à classificação obtida no exame escrito sobre toda a matéria. Em AC o aluno deverá assistir a pelo menos dois terços das aulas teórico-práticas previstas, sendo constituída por um teste escrito (50% da nota final) e 5 trabalhos práticos realizados em grupo. Não há nota mínima em nenhuma destas componentes.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2.º semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre