Disciplina Curricular

Avaliação da Aptidão Física e Bem-Estar AAFB-E

Licenciatura Bolonha em Ciências do Desporto - 4_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 4_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Ramos > Maior em Educação Física e Menor em Exercício e Saúde

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Antecedendo o processo de prescrição do exercício, esta disciplina inventaria, classifica e seleciona os diferentes protocolos e procedimentos necessários para uma efetiva avaliação dos diferentes atributos da aptidão física, da atividade física (AF) e de algumas dimensões do bem-estar, visando essencialmente: a) formalizar a sequência de procedimentos necessários à avaliação; b) selecionar os protocolos e aplicar os procedimentos mais apropriados à avaliação e interpretar os resultados obtidos: b1) dos diferentes atributos da aptidão física, nomeadamente da aptidão cardiorrespiratória, da aptidão muscular e da composição corporal, b2) da AF, b3) da qualidade de vida e bem-estar; c) gerar relatórios individuais de natureza informativa e formativa dos utentes.

Programa

a) Procedimentos Prévios: compreender a importância da avaliação da aptidão física para a manutenção/aquisição de um estilo de vida saudável; estabelecer a estratificação do risco dos utentes para a realização de esforço físico; conceber e redigir um consentimento informado no âmbito do processo de avaliação da aptidão física. b) Avaliação da Aptidão Física: conhecer e selecionar os protocolos de avaliação da aptidão física mais adequados em função dos utentes; aplicar protocolos de avaliação da composição corporal, da aptidão muscular e cardiorrespiratória, interpretar os resultados da avaliação e gerar um relatório. c) Avaliação da AF: identificar os objetivos da avaliação da AF e compreender a sua importância no âmbito da saúde; conhecer diferentes métodos de avaliação da AF e aplicar testes simples para a sua avaliação. d) Avaliação do Bem-estar: selecionar e aplicar instrumentos de avaliação da qualidade de vida relacionada com a saúde e do bem-estar subjetivo.

Métodos de ensino e avaliação

O programa está dividido em curso teórico e teórico-prático. O curso teórico inclui a apresentação e fundamentação dos protocolos e procedimentos de avaliação da aptidão física, da AF e do bem-estar. O curso teórico-prático consiste na aplicação dos processos metodológicos apresentados no curso teórico. A avaliação é realizada através de 1 exame escrito e 3 relatórios referentes aos trabalhos teórico-práticos. A classificação final resulta da soma do exame escrito e da média dos 3 relatórios. Cada relatório é cotado de 0 (insuficiente ou não realiza), 0,5 valores (suficiente) ou 1 valor (bom). O exame oral é obrigatório para todos os alunos que obtenham nota superior a 16 no exame escrito e para todos os que obtiverem + de 9,5 que não tenham frequentado pelo menos 2/3 das aulas teóricas e teórico-práticas.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre