Disciplina Curricular
Espaços e Equipamentos de Atividades Físicas e de Desporto EEAFD
Licenciatura Bolonha em Ciências do Desporto - 4_Plano de Estudos
Contextos
Grupo: 4_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Maior em Educação Física
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. A formação de agentes qualificados de nível superior, com capacidade de desenvolverem processos neste domínio, particularmente ao nível da conceção, utilização e apoio à gestão de espaços e instalações desportivas. 2. Pretende-se que os estudantes dominem os fundamentos, os conhecimentos teóricos e teórico-práticos, os principais instrumentos de análise e de intervenção, os processos, as técnicas e a normativa necessária, ao exercício de competências superiores no domínio da utilização das instalações e apoio à correspondente gestão, do ponto de vista do treino. 3. Pretende-se ainda que manifestem a correspondente capacidade de intervenção na gestão dos espaços e das atividades que neles decorrem, numa perspetiva de integração interdisciplinar.
Programa
1. Conceitos. 2. Tipologias Instalações Desportivas2.1. De Base: Recreativas; Formativas 2.2. Especializadas ou Monodisciplinares2.3. Para Espetáculo Desportivo2.4. Espaços Naturais de Rec. e Desporto3. Gestão: Indicadores-base: Espaço; Tempo; Recursos Materiais; Humanos; Financeiros; Informação. Tipos: pública, parcial, concessionada e privada. Salvaguardas e Contratos. Complexos: Públicos, Privados, Cooperativos, Clubes, Organizações comunitárias, religiosas, etc. Programação: ações e decisões. 4. Gestão dos espaços: Vocações. Usos. Tipologias. Competição. Matriz BCG. 5. Manutenção: Estratégias. Operações: contínua e periódica, específica. Normas: Higiene, Segurança, funcionamento, etc. Conforto: geral, estético, acústico e auditivo, térmico, higrométrico, e quinestésico. Desconforto. Desafogo. Populações especiais. 6. Económicos: Ciclo de Vida; receitas e despesas; Indicadores de uso. Contabilização desportiva de espaços naturais. 7. Gestão da Qualidade – Introdução EFQM, CAF, TQM.
Métodos de ensino e avaliação
1. Trabalhos sobre a realidade das Instalações Desportivas, pelo envolvimento direto dos estudantes com uma instalação desportiva particular de uma coletividade desportiva ou empresa desportiva, onde são aplicados os conhecimentos veiculados. 2. Elaboração de Projetos dirigidos à gestão de utilizações específicas. 3. Relatórios. A avaliação resulta em grande parte deste trabalho efetuado. Existe sempre a possibilidade de fazer exame nos moldes tradicionais.