Disciplina Curricular

Promoção da Saúde PSau

Licenciatura Bolonha em Ciências do Desporto - 4_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 4_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Ramos > Maior em Educação Física e Menor em Exercício e Saúde

Período:

Peso

2.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Os objetivos desta disciplina incluem: 1. Promover e consolidar conhecimento teórico sobre os efeitos na saúde da inatividade física, de escolhas e padrões alimentares/nutricionais deficientes, e do excesso de peso, e conhecer as principais recomendações para a adoção de comportamentos protetores. 2. Dar a conhecer os principais modelos e teorias de promoção da saúde e modificação comportamental e estratégias para cada comportamento de risco identificado, quer ao nível individual, quer comunitário com vista à adoção de estilos de vida mais saudáveis. 3. Fomentar a análise crítica da evidência de intervenções no âmbito da modificação do estilo de vida, ao nível individual, comunitário e populacional. 4. Desenvolver nos estudantes capacidades de planeamento e organização de projetos de promoção da saúde inovadores, com base nos quadros de evidência apresentados.

Programa

Destaca-se no conteúdo programático: - A evolução dos conceitos de saúde e estilo de vida - Definição e enquadramento histórico da Promoção da Saúde - Fatores comportamentais de risco: a inatividade física, a má alimentação e a obesidade - Determinantes dos comportamentos de saúde: perspetiva ecológica - Determinantes biológicos e psicológicos - O contexto físico e social dos comportamentos de saúde - Os diferentes níveis de intervenção: individual, comunitário e populacional - Modelos, teorias e técnicas de mudança comportamental - Desenvolvimento e implementação de intervenções e programas de promoção de saúde - As novas tecnologias na promoção da saúde e bem-estar

Métodos de ensino e avaliação

Avaliação contínua: A possibilidade de opção por este modelo de avaliação requer: A) Número de presenças nas aulas Teórico-Práticas superior a dois terços B) Tarefas a desenvolver no âmbito do curso, a saber: B1) Em aula, simulando em aproximadamente 15 minutos, uma Apresentação formal do projeto a possíveis centros de decisão/implementação do mesmo (Escolas; Juntas, Câmaras Municipais, Instituições Particulares de Solidariedade Social), seguido de discussão em “assembleia magna” (ex. turma/professores). Esta tarefa tem a ponderação de 40% da classificação final. B2) Realização de 1 frequência. Esta tarefa tem a ponderação de 60% da classificação final. O aluno é aprovado na avaliação contínua se o valor obtido pela Fórmula: 0,4xB1 + 0,6xB2 for igual ou superior a 9,5 valores e a sua presença corresponder a mais de 2/3 das aulas. Avaliação final: O aluno é aprovado se obtiver uma classificação superior a 12 valores, e terá de realizar oral obrigatória se o valor obtido se situar entre 9.5-11.9.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2.º semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre