Disciplina Curricular

Análise Sócio-Histórica da Educação AS-Edu

Licenciatura Bolonha em Ciências do Desporto - 4_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 4_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Maior em Educação Física

Período:

Peso

2.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina tem como preocupações centrais: (a) a aquisição de um conhecimento sócio-histórico dos fenómenos educativos, e em especial sobre a realidade educativa portuguesa; (b) a aquisição de competências, de análise e de reflexão sobre os fenómenos educativos, a partir de uma perspetiva sócio-histórica; (c) a integração crítica nas culturas científica e profissional da educação. A disciplina tem como objetivos gerais: (a) identificar e caraterizar os principais momentos da história do modelo escolar, da profissão docente e do discurso pedagógico e científico em educação; (b) identificar e caraterizar as principais mudanças na história educacional portuguesa; (c) utilizar os conhecimentos e os conceitos da investigação histórica e sociológica para analisar as situações e os problemas educativos e da profissão docente.

Programa

A reaparição da intenção de educar, a construção progressiva e afirmação do "modelo escolar". A edificação do sistema escolar estatal em Portugal. As reformas pombalinas e o início do processo de profissionalização da atividade docente. A consolidação do sistema escolar no Ocidente e o projeto de escolarização (obrigatória) (séc. XIX). O sistema educativo escolar em Portugal no século XX: (a) O discurso político-educativo da I República. O movimento da Educação Nova; (b) O sistema educativo no Estado Novo (1926-1952): da legitimação política à “construção nacionalista da educação”; (c) A 2.ª vaga da expansão do modelo escolar: discursos e debates que acompanharam a massificação escolar; (d) O sistema educativo ao longo do Estado Novo:o pós II Guerra Mundial. Da função ideológica à função económica do sistema escolar; (e) A educação no regime democrático. A crise de confiança nos sistemas escolares e as possibilidades de reforma em educação. Os desafios atuais da profissão docente.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas têm a característica de uma sessão de transmissão de informação com momentos de complemento, discussão ou clarificação dos temas da disciplina. Para que aquelas possam tornar-se momentos de análise e reflexão, os materiais didáticos, assim como outros textos relevantes para a unidade curricular, são colocados à disposição dos alunos previamente à sua lecionação. A “avaliação ao longo do semestre” compreende a resolução individual de duas fichas que serão realizadas durante o período letivo e têm a duração máxima de 90 minutos. A classificação final atribuída a cada aluno resultará da média aritmética das pontuações obtidas nas duas fichas de avaliação. É condição de prosseguimento neste modelo da avaliação: (a) a obtenção de nota igual ou superior a 7,5 valores em cada uma das fichas de avaliação; (b) a obtenção de classificação igual ou superior a 9,5 valores na média final das duas fichas.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2.º semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre