Disciplina Curricular
Sistemática das Atividades Físicas e Desportivas SAFDes
Licenciatura Bolonha em Ciências do Desporto - 4_Plano de Estudos
Contextos
Grupo: 4_Plano de Estudos > 1º Ciclo > Maior em Educação Física
Período:
Peso
2.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Sistemática – é uma área cuja principal ação é a estrutura disciplinar das atividades desportivas, que promove como método uma abordagem dos problemas ao nível da compreensão e explicação das técnicas, dos instrumentos e dos objetivos em função dos contextos. Além de fazer a taxonomia e analisar as nomenclaturas das atividades desportivas, são compostas por taxonomias, que agrupam diversos aspetos por afinidade, dando origem a nomenclaturas enquadradas pela terminologia, que através de sistemas dinâmicos pretendem aumentar a operacionalização, não só na descrição dos fenómenos, mas também pelos mecanismos de funcionalidade e o seu envolvimento. Pretende providenciar instrumentos de observação e análise das tarefas com metodologias próprias ou com determinadas adaptações em função da área de intervenção específica. Pretende-se conceptualizar as variáveis, utilizando-as conforme o local, onde são aplicadas e quem as aplica; fazer conjeturas sobre as situações/tarefas, de forma a articular os instrumentos entre o que é padrão e o modelo a desenvolver pelo executante. A ideia é rentabilizar as atividades desportivas em termos de níveis de resposta mais eficiente.Conceito Inerente – Construção de matrizes, compreensão das situações e domínio de conhecimento a nível instrumental. Tendo em atenção o conhecimento da estrutura de ligação entre a perceção dos conteúdos de uma atividade, com os processos de intervenção ao nível da compreensão e explicação das tarefas/situações, o que pressupõe uma: - Relação – integração dos Indivíduos, instrumentos e o contexto, de forma a intervir e a explicar os comportamentos nas atividades desportivas, tendo como objeto: a análise, a definição e a estruturação de fatores específicos das atividades desportivas.
Programa
1. Classificações, principais teorias 2. Desportos com as mesmas caraterísticas 3. Diferenças entre estruturas formais e funcionais 4. Análise dos diferentes desportos através das diferenças estruturais5. Classificação dos desportos 6. Aspeto estrutural – princípios 7. A estrutura dos desportos 8. Paralelismo e transferência entre os desportos 9. Identificar, analisar e descrever 10. Identificar os elementos principais de uma ação, analisar em diferentes perspetivas 11. Descrever gráfica e terminologicamente o exercício 12. Natureza do exercício 13. Sistematização do exercício 14. Evidenciar as formas de sistematizar 15. Capacidade de identificar padrões e relacionamentos 16. Evidenciar as variáveis (componentes e condicionantes) 17. Identificar variações 18. Descrever graficamente em função dos objetivos e condições formuladas 19. Tendências atuais da sistematização 20. Identificar analogias, avaliação de analogias, identificar as aplicações práticas 21. Descrição de um modelo de funcionamento das atividades 22. Analisar e identificar para ensino/desempenho da tarefa 23. Polivalência de ações/tarefas para as diferentes atividades 24. Classificação do exercício a. Conceito e caraterísticas fundamentais b. Classificação geralc. Classificação segundo diversos autores: categorizar 25. Taxionomias, terminologiasa. Critérios gerais b. Nomenclatura e terminologia c. Diferenciação – correlacionar os requisitos
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação contínua» Aprovação com pontuação final mínima 10 valores[N1=Teórica]* Fichas práticas (feitas nas aulas teóricas) + teste escrito[N2=Teórico-Prática (aplicações práticas diferentes]* Fichas práticas (desenvolvidas nas aulas práticas)[N3=Trabalho escrito]* Modelo aplicativo A avaliação é efetuada durante as aulas, de acordo com os objetivos estabelecidosResultado final da avaliação consiste na média aritmética das três notas (N1+N2+N3), não podendo nenhuma ser inferior a 10.Exame Final» Exame final, de acordo com os seguintes objetivos:* Nota final inferior a 10 valores* Aulas práticas assistidas inferior a 20%O resultado final é obtido através de teste escrito (avaliação teórica) e teste oral (avaliação teórico-prática)