Disciplina Curricular

Análise do Processo Ensino-Aprendizagem APEA

Licenciatura Bolonha em Ciências do Desporto - 5_Plano_LCD_2020/2021

Contextos

Grupo: 5_Plano_LCD_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Conhecer, justificar e diferenciar os conceitos fundamentais relacionados com os processos de formação; 2. Fundamentar a relevância da qualidade dos processos de formação no desenvolvimento pessoal e social; 3. Caracterizar as diferentes componentes das situações de formação e analisar as relações de interdependência que se estabelecem entre si. 4. Conhecer os princípios e procedimentos da metodologia da abordagem sistémica aplicando-os aos processos de formação. 5. Caracterizar o projeto pedagógico subjacente às situações de formação, e analisar as suas alternativas filosóficas, pedagógicas teóricas e didáticas. 6. Conhecer e relacionar as fases do processo de formação: planeamento, condução e avaliação.

Programa

Módulo 1: Conceitos fundamentais associados às situações de formação. Mapa conceptual dos conceitos associados às situações de formação.? Módulo 2: Caracterização das situações de formação no ensino e treino de atividades físicas. ?A atividade educativa, uma realidade complexa.?Análise sistémica das situações de formação. Módulo 3: Macro e meso-análise das situações de formação. Contextos macro e meso-sociais das situações de formação. Da intencionalidade educativa à “sociedade pedagógica”. Aspetos sócio-históricos da formação em Portugal. Heterogeneidade dos atores nos processos da formação na atividade física. Comunidades educativas e perspetiva organizacional. Módulo 4: Análise micro-sistémica das situações de formação. Nível micro-sistémico das situações de formação: as atividades; os intervenientes; as relações interpessoais; e os ambientes/contextos. A Atividade Educativa e o Projeto Pedagógico. As questões do Projeto Pedagógico: filosófica; pedagógica; teórica; e didática.

Métodos de ensino e avaliação

A disciplina dispõe, semanalmente, de uma aula de informação (teórica) e duas aulas de aplicação (teórico-práticas). A primeira sistematiza a informação teórica. As segundas visam a análise e discussão de temas abordados ou a abordar. São dinamizadas tarefas de resolução de problemas que implicam a reflexão e debate, e implemenetada a apresentação e análise de trabalhos de campo. A avaliação contínua compreende um trabalho de campo, em grupo, com o respetivo relatório escrito e duas apresentações orais; e um teste escrito de conhecimentos, individual. • O trabalho de campo aplicará os conhecimentos da disciplina à análise de situações reais (classificado numa escalade 0-20 - relatório escrito classificado até 15 valores; e apresentação oral até 5 valores) • O teste escrito visa aferir o nível de domínio individual de conhecimentos • A classificação final da avaliação contínua: NF= (Relatório do trabalho de campo e respetiva apresentação X 40%) +(Teste escrito X 60%)

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre