Disciplina Curricular
Bioquímica BQ
Licenciatura Bolonha em Ciências do Desporto - 5_Plano_LCD_2020/2021
Contextos
Grupo: 5_Plano_LCD_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Conhecimento dos fenómenos moleculares subjacentes à estrutura e função do corpo humano, com especial incidência nos processos biomoleculares intrinsecamente relacionados com a Motricidade Humana. Os alunos deverão ser capazes de: identificar e classificar os diferentes constituintes elementares e moleculares do corpo humano e descrever as suas principais funções; prever alguns comportamentos das biomoléculas nos meios aquosos em função da sua estrutura orgânica e das suas propriedades físico-químicas; reconhecer os principais intervenientes nos processos moleculares de regulação; descrever os processos metabólicos pelos quais o organismo humano pode obter, armazenar e utilizar energia, de forma integrada, em particular na prática de exercício físico; descrever mecanismos de adaptação ao esforço regular e identificar fatores limitantes do rendimento físico; identificar espécies reativas de oxigénio e associá-las à prática de exercício físico.
Programa
O programa inclui: composição elementar do corpo humano: macro, micro e oligoelementos e suas funções; a célula: atributos, estrutura e funções; química orgânica; química-física em meios aquosos; biomoléculas: estrutura, classificação e função de glúcidos, Iípidos, proteínas e ácidos nucleicos; síntese proteica com base na informação genética; estrutura, classificação e modo de ação de agentes reguladores como os enzimas, as hormonas e os neurotransmissores; bioenergética: metabolismo glucídico, lipídico e proteico e integração fisiológica dos processos bioquímicos em diferentes situações de prática de exercício físico; espécies reativas de oxigénio em sistemas biológicos e o seu papel no desenvolvimento biológico, na prática de exercício físico e na patologia.
Métodos de ensino e avaliação
As aulas teóricas são lecionadas recorrendo a uma metodologia expositiva em que os conteúdos são apresentados tendo como apoio diapositivos. Na valência teórico-prática a acrescer à componente expositiva procede-se à resolução de fichas de trabalho em que se pretende aplicar os conteúdos expostos quer no curso teórico quer nas aulas teórico-práticas. São ainda incluídas aulas laboratoriais, que consideramos poderem contribuir não só para a formação do estudante como para a sua motivação. A avaliação pode ser efetuada recorrendo a um exame final escrito, contendo questões que exploram todos os conteúdos programáticos abordados, ou por avaliação contínua que inclui a média aritmética de um teste escrito (70% da nota final), de um relatório de uma aula prática (20% da nota final) e de 6 fichas (10% da nota) a realizar nas aulas teórico-práticas. Para que o aluno obtenha aprovação na avaliação contínua é necessária a aprovação (mais que 9,5 valores) nos três elementos de avaliação.