Disciplina Curricular

Sociologia, Antropologia e História do Desporto SAHD

Licenciatura Bolonha em Ciências do Desporto - 5_Plano_LCD_2020/2021

Contextos

Grupo: 5_Plano_LCD_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Conhecimento das diversas atitudes, condutas e comportamentos humanos susceptíveis de serem analisados a partir do desporto. Capacidade de identificar a dimensão social e cultural das atitudes, condutas e comportamentos do pensamento e da acção relativos ao desporto. Aplicação e desenvolvimento do pensamento crítico pelo qual é expressa a capacidade de reconhecer e definir problemas, formular hipóteses adequadas, fazer escolhas pertinentes, tirar conclusões válidas e aplicar essas conclusões.

Programa

I. A Antropologia e a História do Desporto. O estudo do fenómeno desporto no quadro universitário. II. O jogo e a festa. A separação do tempo e do espaço sagrados. As celebrações rituais de carácter religioso, cívico e político. Os Agôn e os Ludii. Os jogos. Teorias do jogo. III. A génese do desporto moderno. O processo de civilização no quadro da sociedade inglesa e europeia. IV. A introdução, institucionalização e desenvolvimento do desporto na sociedade portuguesa. V. O desporto e a política. Formas de controlo do Estado. A política e o desporto no âmbito do país, da Europa e do mundo. VI. A génese das organizações internacionais do desporto e o seu significado. A. A Sociologia do Desporto. O desporto: um fenómeno social. B. O desporto enquanto laboratório da sociologia. C. O desporto e as estruturas sociais. D. O desporto e a mudança social. Desporto e mobilidade social. O espectáculo do desporto. E. Desporto, o local e o global. F. A violência e o desporto.

Métodos de ensino e avaliação

Aulas teóricas e teórico-práticas onde os estudantes serão colocados em confronto com teorias, conceitos e estudos básicos fundamentais relativos ao fenómeno em estudo, às suas práticas e representações e aos princípios inerentes à natureza das questões abordadas. O modelo de avaliação consiste na avaliação contínua (2 Frequências, das quais a média corresponderá à nota final) e na avaliação final (Exame Final). O estudante fica dispensado de Exame Final desde que a nota da avaliação contínua seja igual ou superior a 9.5 valores.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre