Disciplina Curricular

Pedagogia das Atividades Físicas e Desportivas I PAFD I

Licenciatura Bolonha em Ciências do Desporto - 5_Plano_LCD_2020/2021

Contextos

Grupo: 5_Plano_LCD_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Desenvolver competências de fundar e construir projectos pedagógicos, identificar desígnios educacionais e estratégias e técnicas gerais de intervenção, permitindo a implementação do ensino e do treino de acordo com critérios que optimizem o desempenho das principais funções profissionais. 2. Desenvolver competências pedagógicas ligadas à condução do processo de condução das atividades físicas, destacando as suas especificidades pedagógicas, quer na consideração dos modelos de intervenção quer na intervenção prática. 3. Desenvolver competências de investigação e auto-formação, a apetência para a formação permanente e inovação pedagógica. 4. Integrar os diferentes saberes numa perspectiva interdisciplinar, perspectivando o sistema desportivo como espaço de intervenção ética e cívica. 5. Dominar métodos e instrumentos de observação e registo valorizando a sua intervenção pedagógica e melhorando a sua capacidade de diagnóstico, análise e reflexão crítica.

Programa

1. Enquadramento histórico e conceptual da Pedagogia do Desporto. 2. Os sujeitos da formação: desenvolvimento pessoal e social de crianças e jovens. O Desporto e o Desenvovimento pessoal e social. O projecto educativo do Desporto. O desenvolvimento moral e o desenvolvimento de competências de vida. O desporto como parte integrante do projecto de vida. 3. O clima e a optimização das relações interpessoais. Clima relacional e clima ético. 4. A gestão de conflitos e a estruturação dos comportamentos sociais. 5. A questão didáctica: o instrumentário da Pedagogia: Modelos, métodos e técnicas de ensino na especificidade do treino desportivo e do exercício. 6.Os valores e a ética no desporto: o desporto como projecto ético. Desportivismo e fair-play. Determinantes do comportamento ético. 7. Fundamentos da observação sistemática e sua aplicação em contexto desportivo – tipos, técnicas, instrumentos e métodos de observação. 8. Autoscopia e introdução à supervisão pedagógica.

Métodos de ensino e avaliação

Método expositivo nas aulas teóricas e apresentação de trabalhos práticos pelos estudantes, sob a forma de leccionação de aulas e de discussão das soluções adoptadas por critérios de supervisão e autoscopia. Presença em, pelo menos, 75% das aulas lecionadas. Apresentação de 1 trabalho monográfico ou exame escrito. Exige-se uma nota mínima de 10.0 valores.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre