Disciplina Curricular

Atividade Física e Desportiva Adaptada AFDA

Licenciatura Bolonha em Ciências do Desporto - 5_Plano_LCD_2020/2021

Contextos

Grupo: 5_Plano_LCD_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Caracterizar as populações especiais centrando as necessidades específicas de cada grupo fundamentalmente no âmbito da atividade física e desportiva; • Identificar, analisar e interpretar facilitadores e barreiras da inclusão em particular a inclusão na atividade física e desportiva; • Caracterizar as componentes e os indicadores mais relevantes dos modelos/processo de integração/inclusão, nomeadamente no âmbito da atividade física e desportiva; • Identificar e conceber soluções para as limitações à atividade física e desportiva das pessoas com deficiência; • Dominar técnicas básicas que contribuem para a autonomia de mobilidade das pessoas com deficiência; • Dominar metodologias de avaliação do perfil funcional das pessoas com deficiência no âmbito da atividade física e desportiva; • Conhecer e vivenciar as modalidades de desporto adaptado mais representativas (e.g. Boccia, handbyke, slalom, voleibol sentado e goalball)

Programa

Estrutura conceptual e histórica da atividade física adaptada e o desporto adaptado Modelos conceptuais da deficiência e o desafio da inclusão Caracterização das populações mais comuns com deficiência Estratégias e intervenção para autonomia e acessibilidade. Adaptações e tecnologias assistivas Avaliação da aptidão física e funcional da pessoa com deficiência Dimensões, organizações, elegibilidade e classificação no desporto para pessoas com deficiência

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas são lecionadas recorrendo a uma metodologia expositiva suportada em meios audiovisual e outro material didático disponibilizado na plataforma de e-learning. Nas aulas teórico-práticas dá-se enfase ao trabalho em grupo através da resolução de fichas formativas. Os estudantes podem optar pelo regime de avaliação final ou de avaliação contínua. Na avaliação final, o aluno é aprovado se obtiver nota igual ou superior a 9,5 valores no exame escrito sobre toda a matéria, realizado no final do semestre. No modelo de avaliação contínua o aluno tem aprovação se obtiver nota igual ou superior 9.5 valores no somatório de três elementos de avaliação: teste escrito sobre toda a matéria (ponderação 50%), fichas formativas (ponderação 10%) e trabalhos de grupo (ponderação 40%). Para poder beneficiar do regime de avaliação contínua o aluno deverá assistir a pelo menos dois terços das aulas teórico-práticas previstas.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre