Disciplina Curricular
Biomecânica BM
Licenciatura Bolonha em Ciências do Desporto - 5_Plano_LCD_2020/2021
Contextos
Grupo: 5_Plano_LCD_2020/2021 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final desta unidade curricular o aluno deverá ser capaz de: 1. Identificar, aplicar e analisar os princípios fundamentais da mecânica que explicam os fatores biomecânicos determinantes para o movimento desportivo. 2. Conhecer as caraterísticas biomecânicas e neuromusculares dos tecidos biológicos e a sua adaptação ao treino. 3. Interpretar dados e resolver exercícios aplicando as equações da mecânica em estudos de caso com dados reais de movimentos desportivos. 4. Aplicar grelhas de análise qualitativa para avaliar a técnica desportiva. 5. Conhecer os diferentes métodos experimentais utilizados em biomecânica.
Programa
1. Biomecânica: enquadramento conceptual e relevância 2. Descrição do movimento linear e angular: cinemática. - Variáveis cinemáticas: posição, velocidade e aceleração. - Cálculo das variáveis cinemáticas utilizando 2 tipos de modelos de representação do corpo: partícula e modelo de corpos rígidos a 2D. 3. Explicar as causas do movimento linear e angular: cinética. - Leis de Newton para o movimento linear e angular. - Forças externas e sua medição. - O teorema do impulso e do momento para calcular a alteração do momento de um corpo. - O teorema do trabalho e energia para calcular a alteração da energia de um corpo. - Momento de força e forças internas: calcular o momento de força durante um movimento monoarticular. - Trabalho, potência e energia rotacionais: relação com o tipo de ação muscular. - Mecânica dos tecidos e trabalho interno 4. Análise do movimento em biomecânica - A análise qualitativa para avaliação da técnica desportiva - Métodos experimentais para analisar o movimento.
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação contínua 50% - Teste escrito 50% - Trabalho prático Avaliação em exame final 100% - Exame escrito Aulas Teórico: Metodologias expositivas e diretivas (1 hora semanal). Mesmo utilizando o método expositivo, será sempre considerado um espaço de reflexão para os estudantes. Aulas Teórico-práticas: Metodologias expositivas integradas com resolução de problemas (1,5 Horas semanais). Aulas Práticas: Aulas de componente experimental laboratorial (2,5 Horas semanais).