Disciplina Curricular
Cinantropometria CINANTRO
Licenciatura Bolonha em Ciências do Desporto - 5_Plano_LCD_2020/2021
Contextos
Grupo: 5_Plano_LCD_2020/2021 > 1º Ciclo > Ramos > Especialidade de Treino Desportivo
Período:
Grupo: 5_Plano_LCD_2020/2021 > 1º Ciclo > Ramos > Especialidade de Exercício e Saúde
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objectivo geral da Cinantropometria é conhecer a variabilidade morfológica ao longo das diferentes fases evolutivas do ser humano e: (1) Distinguir e definir os conceitos de crescimento, maturação e desenvolvimento; (2) Distinguir os diferentes tipos de crescimento (linfoide, neural, genital e geral) e abordar a noção de sistemas auto-regulados; (3) Identificar conceitos invariáveis relativos à dimensionalidade, proporcionalidade e à composição corporal; (4) Saber distinguir entre variabilidade morfológica resultante do crescimento e da maturação; (5) Conhecer o impacto da maturação (idade, tempo, intensidade, momento), na variabilidade morfológica; (6) Diferenciar os fenómenos adaptativos biológicos individuais (maturação), de grupo (tipologia) ou gerais (tendência secular) de processos não biológicos (sociais e de aprendizagem); (7)Domina as técnicas antropométricas estruturais e funcionais e algumas técnicas de tratamento de dados.
Programa
CRESCIMENTO E PROPORCIONALIDADE Noções e definições básicas. Crescimento intra-uterino (Fase germinativa, fase embrionária, fase fetal e malformações congénitas). Crescimento pós-natal: 1ª e 2ª Infância; Adolescência; Adulto jovem; Idoso. Antropometria estrutural e funcional: Estudo morfológico do tronco, membro superior e inferior. CRESCIMENTO E MATURAÇÃO Noções e definições básicas. Normalidade. Indicador Maturacional. Metodologia de estudo da maturação. COMPOSIÇÃO CORPORAL Noções e definições básicas. Magreza, normalidade, obesidade e peso optimal. Distribuição da gordura corporal. Alterações da composição corporal ao longo do crescimento. Metodologia de estudo da composição corporal. TIPOLOGIA MORFOLÓGICA Noções e definições básicas. Tipos morfológicos e crescimento, proporcionalidade, composição corporal e actividade. Metodologia de estudo da tipologia morfológica INTERFERÊNCIA BIOLÓGICA E SOCIAL NA MORFOLOGIA Interferência biológica e social na morfologia: Tendência secular
Métodos de ensino e avaliação
Temos aulas teóricas (50’ por semana) e aulas práticas (80’ por semana). Estas últimas servem para transmitir conteúdos de natureza teórica num contexto específico a cada curso e sobretudo para efectuar algumas fichas práticas, manusear material antropométrico, contactar com técnicas e métodos laboratoriais. Para que as aulas funcionem como forma de motivação e meio de assimilação são utilizados: (1) produtos multimédia, (2) equipamentos laboratoriais que permitam a experimentação de medida; (3) página web da disciplina http://www.fmh.utl.pt/agon/cpfmh/main.php, onde podem ter acesso a informações sobre os (a) Docentes, (b) Avaliação, (c) Programa, (d) Bibliografia da autoria dos docentes, (e) Outros textos, etc. A avaliação compreende uma avaliação oral obrigatória (relativa a 4 fichas práticas) e uma avaliação escrita (um teste teórico e prático). A obtenção de uma classificação inferior a 9,5 valores remeterá os alunos para a avaliação final.