Disciplina Curricular
Gestão e Empreendedorismo em Exercício e Saúde GEES
Licenciatura Bolonha em Ciências do Desporto - 5_Plano_LCD_2020/2021
Contextos
Grupo: 5_Plano_LCD_2020/2021 > 1º Ciclo > Ramos > Especialidade de Exercício e Saúde
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que o estudante domine conhecimentos e adquira competências de gestão do desporto e de empreendedorismo que permitam uma atitude empreendedora, visando a criação de novos produtos e serviços e de organizações no exercício e saúde. É também objetivo desta UC o desenvolvimento de competências que permitam aprofundar a investigação, o trabalho em equipa e a liderança de projetos.
Programa
1. Ambiente Desporto: projeto, agonística, movimento, jogo e a instituição. Organizações: públicas, privadas com e sem fins lucrativos. Corpo: individual, social, cultural, económico e político. 2. Empreendedorismo Empreendedorismo e de inovação Business Model Canvas Competências empreendedoras 3. Organizações Conceito de organização. Teorias da organização. 4. Comportamentos de consumo Consumidores, concorrência e organização. Consumos no exercício e saúde. 5. Objetivos Visão, missão e valores. Eficácia e eficiência. 6. Gestão estratégica Processo organizacional da gestão estratégica. Análise, direção, formulação, implementação e avaliação. 7. Estrutura organizacional Especialização, formalização, centralização e comando. Modelos estruturais. 8. Liderança Liderança distribuída e elusiva. Liderança ética e moral. 9. Comunicação Dimensões e instrumentos da comunicação. 10. Custos e receitas Custos fixos e variáveis. Diversificação do financiamento.
Métodos de ensino e avaliação
Sessões teóricas e teórico-práticas: exposição dos conteúdos programáticos e resolução de problemas que conduzam à criação de novos produtos e serviços e de organizações no desporto. Avaliação final: exame escrito e uma prova oral. Avaliação contínua: assiduidade superior a dois terços. Cumprido este critério, a classificação final será obtida através da média ponderada da classificação obtida no desenvolvimento do Projeto (80%) e da frequência (20%). Os estudantes terão que ter uma classificação igual ou superior a 10 no Projeto e na frequência e todos os estudantes têm de realizar prova oral após a conclusão das fases precedentes. O Projeto consiste na criação de uma organização (clube, empresa, ginásio, etc.) ou de um produto ou serviço inovador. O Projeto é desenvolvido em grupo (um máximo de 6 estudantes), utilizando-se como modelo conceptual os conteúdos das aulas teóricas e a investigação de uma organização.