Disciplina Curricular
Pedagogia das Atividades Físicas e Desportivas II PAFD II
Licenciatura Bolonha em Ciências do Desporto - 5_Plano_LCD_2020/2021
Contextos
Grupo: 5_Plano_LCD_2020/2021 > 1º Ciclo > Ramos > Especialidade de Treino Desportivo
Período:
Grupo: 5_Plano_LCD_2020/2021 > 1º Ciclo > Ramos > Especialidade de Exercício e Saúde
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1 – Conhecer os diferentes Modelos de Planeamento Pedagógico e suas aplicações aos contextos organizacionais de intervenção no ensino das atividades Físicas e Desportivas - no clube, na escola, nas academias e ginásios e noutros contextos onde o ensino-aprendizagem das atividades motoras se desenvolve; 2 - Explicar a interdependência das conceções pedagógicas, teorias da aprendizagem, orientações curriculares e processos avaliativos; 3 – Conceber e avaliar planos de intervenção pedagógica a longo, médio e curto prazo; 4 – Conhecer os objetos, os objetivos, as funções, os momentos e os climas de avaliação; 5 - Analisar os propósitos e efeitos da Avaliação PARA a aprendizagem, DA aprendizagem e COMO aprendizagem. 6 - Analisar a validade, garantia e objetividade de testes com referência a norma e com referência a critério; 7 - Selecionar e conceber instrumentos de avaliação válidos e fiáveis e estabelecer critérios e indicadores de medida.
Programa
Conceitos fundamentais da teoria curricular; As diferentes orientações curriculares no ensino das atividades físicas e desportivas; Planos e programas de intervenção no ensino das atividades físicas; Os objetos, os objetivos, as funções, os momentos e os climas de avaliação – avaliação do ensino, avaliação da aprendizagem, dos comportamentos, dos valores, das atitudes, dos alunos/atletas, dos professores/treinadores, dos planos, dos manuais, dos processos de avaliação; Propósitos da avaliação; Avaliação do contexto, do input, do processo e do produto; Características de uma interpretação normativa, ipsativa ou criterial da avaliação; A validade, garantia e objetividade de testes com referência a norma e com referência a critério; A construção de instrumentos de avaliação adequados, válidos e fiáveis: protocolos de avaliação inicial, testes escritos (objetivos, mistos e de composição/ensaio), provas orais (estruturadas, semiestruturadas e abertas); A observação como meio de avaliação.
Métodos de ensino e avaliação
As aulas teóricas tem um carácter expositivo, as teórico-práticas destinam-se à análise dos temas relativos ao programa da cadeira, Indicação de pistas de estudo e elementos bibliográficos. Em síntese visam o tratamento dos temas abordados de forma a apoiar a apropriação da matéria pelos estudantes (reflexão, debate, resolução de problemas). Ao longo do semestre os estudantes realizam um conjunto de tarefas em grupos de trabalho que serão objeto de avaliação. Todas estas tarefas constituem etapas para a formação de competências que visam habilitar os estudantes a conceber e avaliar planos de intervenção pedagógica a longo, médio e curto prazo nos diferentes contextos onde o ensino-aprendizagem das atividades físicas ocorre. A aprovação na disciplina pode ser obtida por dois processos: (1) em regime de “avaliação contínua” ou (2) em exame final. As tarefas de avaliação incluem: trabalhos de grupo; trabalhos individuais; testes escritos; apresentações.