Disciplina Curricular
Prescrição do Exercício PE
Licenciatura Bolonha em Ciências do Desporto - 5_Plano_LCD_2020/2021
Contextos
Grupo: 5_Plano_LCD_2020/2021 > 1º Ciclo > Ramos > Especialidade de Exercício e Saúde
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Descrever, analisar, quantificar e reportar o doseamento individualizado do exercício físico. 2. Explicar os mecanismos moleculares e celulares das opções de prescrição do exercício físico.
Programa
1. Os princípios da prescrição do exercício para crianças, adultos e pessoas idosas. Individualização da prescrição do exercício em pessoas aparentemente saudáveis. 2. A individualização da prescrição do exercício em pessoas com obesidade, diabetes mellitus, dislipidémia, hipertensão, cancro e osteoporose. 3. A prescrição do exercício aeróbio e da força, respetivas interferências e interação com as refeições. A otimização dos estímulos para as perturbações homeostáticas, a ativação dos sensores e dos transdutores para a biogénese mitocondrial e para a síntese proteica. 4. A aplicação das equações propostas pelo ACSM para os cicloergómetros de pernas e de braços, da marcha, da corrida e do step para a estimação do dispêndio energético. 5. Alterações dinâmicas da composição corporal e do peso. A curva de Forbes. Aplicação no contexto da prescrição do exercício. Modelos matemáticos tradicionais e dinâmicos na predição da alteração da composição corporal.
Métodos de ensino e avaliação
O programa está dividido em curso teórico e em curso teórico-prático. A avaliação é realizada através de: i) minifichas efetuadas no final de cada aula teórica (pelo menos 2/3 de presenças com avaliação positiva), ii) teste escrito da componente teórico-prático ministrada na sala de exercício e componente dos cálculos metabólicos ministrada numa sala) e iii) um exame escrito sobre toda a matéria lecionada (teórica e teórico prática) no final do semestre. A avaliação pode ser ainda realizada através de exame final escrito sobre toda a matéria lecionada (teórica e teórico-prática).