Disciplina Curricular

Nutrição, Exercício e Saúde NES

Licenciatura Bolonha em Ciências do Desporto - 5_Plano_LCD_2020/2021

Contextos

Grupo: 5_Plano_LCD_2020/2021 > 1º Ciclo > Ramos > Especialidade de Exercício e Saúde

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Conhecimento sobre as estratégias alimentares e nutricionais que, associadas à prática de exercício regular, possam contribuir para a optimização da composição corporal e do estado de saúde. Estas estratégias serão baseadas no conhecimento dos fenómenos moleculares e metabólicos relacionados com os componentes dos alimentos, os seus efeitos fisiológicos e inter-relação com a prática de exercício.

Programa

O programa inclui: evidências que suportam o papel da nutrição adequada como parte integrante da promoção de saúde e prevenção da doença; funções biológicas dos nutrientes presentes nos alimentos (hidratos de carbono-HC, lípidos, proteínas, vitaminas, minerais, compostos reguladores), principais fontes alimentares, necessidades/recomendações; relação entre os vários tipos de HC dos alimentos e índice glicémico; factores que condicionam o valor biológico da proteína dos alimentos e papel da gordura essencial na regulação do funcionamento do organismo; factores que afetam a biodisponibilidade dos nutrientes; valor energético dos alimentos e avaliação da ingestão; componentes do dispêndio energético-DE e sua avaliação; relação entre balanço energético-BE e seus componentes com alterações de peso e de composição corporal-CC; influência das estratégias alimentares sobre o BE e CC; necessidades energéticas e proteicas em função da CC e DE; comportamentos alimentares de risco para a saúde.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas são lecionadas recorrendo a uma metodologia expositiva em que os conteúdos são apresentados tendo como apoio diapositivos. Na valência teórico-prática é privilegiado o trabalho em grupo com a resolução de fichas em que se pretende aplicar os conteúdos expostos quer no curso teórico quer nas aulas teórico-práticas. O aluno opta pelo modelo de avaliação final ou contínua. O modelo de avaliação contínua baseia-se na realização de uma frequência sobre os conteúdos do curso teórico e teórico-prático (ponderação 70%) e, em grupo, na resolução em aula de 6 fichas de trabalho e na realização, apresentação e discussão de uma pesquisa bibliográfica cujo tema é anualmente alterado (ponderação 30%). Para ser aprovado o aluno necessita de obter um mínimo de 9,5 valores em cada componente. A classificação final é obtida através de uma prova escrita, englobando a matéria teórica e teórico-prática. O aluno é aprovado desde que obtenha um mínimo de 10 valores.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre