Disciplina Curricular

Pedagogia das Atividades Físicas e Desportivas III PAFD III

Licenciatura Bolonha em Ciências do Desporto - 5_Plano_LCD_2020/2021

Contextos

Grupo: 5_Plano_LCD_2020/2021 > 1º Ciclo > Ramos > Especialidade de Treino Desportivo

Período:

Grupo: 5_Plano_LCD_2020/2021 > 1º Ciclo > Ramos > Especialidade de Exercício e Saúde

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Explicar as principais orientações de investigação sobre as situações de formação no âmbito das atividades físicas, seus fundamentos, resultados e implicações. 2. Explicar a ecologia de uma situação de formação nas suas dimensões estruturais e funcionais. 3. Identificar os modelos, estratégias e técnicas de ensino explicando os pressupostos da sua adequação a diferentes circunstâncias das situações de formação. 4. Identificar os princípios de utilização das estratégias e técnicas de ensino na gestão da ecologia dos sistemas de tarefas de uma situação de formação.

Programa

Módulo 1: O núcleo das situações de formação: a aula/sessão de treino. Módulo 2: Os critérios para qualidade da gestão da situação de formação (aula/sessão de treino). Módulo 3: Os Modelos de Ensino e os contextos de intervenção desportivo e educacional. Módulo 4: Os Estilos de Ensino na formação nas atividades físicas e desportivas nas atividades físicas. Módulo 5: As tecnologias e a qualificação das situações de formação nas atividades físicas. Módulo 6: A gestão ecológica das situações de formação nas atividades físicas.

Métodos de ensino e avaliação

A disciplina dispõe, semanalmente, de uma aula de informação (teórica) e duas aulas de aplicação (teórico-práticas). As aulas de informação sistematizam a informação teórica. As aulas de aplicação visam a análise e discussão de temas abordados ou a abordar. São dinamizadas tarefas de resolução de problemas que implicam a reflexão e debate, e implemenetada a apresentação e análise de trabalhos de campo. A avaliação contínua compreende uma dinamização prática, em grupo, com o respetivo relatório escrito; e um teste escrito de conhecimentos, individual. • A dinamização aplicará na prática os conhecimentos dos Modulos 3,4,5 e 6 (classificado numa escala de 0-20 - relatório escrito classificado até 15 valores; e apresentação oral até 5 valores) • O teste escrito visa aferir o nível de domínio individual de conhecimentos de todos os módulos • A classificação final da avaliação contínua: NF= (Dinamização + (2x Teste escrito))/3

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre