Disciplina Curricular
Estágio em Treino Desportivo I ETD I
Licenciatura Bolonha em Ciências do Desporto - 5_Plano_LCD_2020/2021
Contextos
Grupo: 5_Plano_LCD_2020/2021 > 1º Ciclo > Ramos > Especialidade de Treino Desportivo
Período:
Peso
12.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Envolver o estudante no processo de preparação e condução de atletas integrados no enquadramento institucional do sistema desportivo. Desenvolver competências de planeamento, condução e avaliação do treino e da competição. Participar ativamente na competição, assumindo e refletindo uma dimensão ética e deontológica. Aplicar e experimentar em ambiente real de treino e competição as competências técnicas e os conhecimentos adquiridos. Desenvolver e refletir uma atitude crítica sobre o processo de ensino-treino-competição, regulada pela supervisão externa dos orientadores, colocada ao serviço da formação pessoal e profissional do treinador. Participar na vida associativa relacionando-se com o coletivo de técnicos que forma as equipas técnicas desportivas. Agir na vida interna do clube por forma a contribuir com ações e atividades que o projetem na comunidade local, no âmbito do desporto.
Programa
Cada modalidade desportiva estrutura os seus conteúdos de acordo com três áreas fundamentais da intervenção profissional do treinador: 1) Organização e gestão do treino; conjunto de tarefas relacionadas com o planeamento dos ciclos de treino, da condução das sessões e da avaliação do processo. 2) Participação no contexto competitivo; inserção do Estagiário no quadro competitivo do sistema em que está relacionado. Neste domínio pretende-se objetivamente que o estudante acompanhe e analise a participação na competição, desenvolvendo tarefas de observação, diagnóstico ou intervenção em estreita relação com o treinador supervisor. 3) Relação com a comunidade; enquadramento do estudante na comunidade que envolve a instituição de acolhimento. Procura-se que o estudante coloque ao serviço da comunidade onde realiza estágio o seu saber e a sua criatividade no desenvolvimento de projetos que relacionem a modalidade e a comunidade.
Métodos de ensino e avaliação
A existência de dois orientadores (um da entidade de acolhimento e outro da FMH) permite afirmar que o processo tutorial é a metodologia fundamental de intervenção junto do estudante em estágio. Sendo o contexto de Estágio um ambiente de ensaio-erro a orientação tutorial dos supervisores tem uma importância decisiva para determinar o rumo e a qualidade das aprendizagens do jovem treinador. O processo de avaliação do desempenho do Estudante Estagiário é efetuado fundamentalmente através de duas dimensões: a atividade de treinador (nas várias vertentes da atividade) e a documentação apresentada (dossier de estágio).